terça-feira, 19 de março de 2013

Coluna Mister X



Licitação para jornal
A prefeitura de Jundiaí do Sul, que fica na região Norte Pioneira do estado vai licitar empresa jornalística para publicação dos atos oficiais com um valor compatível com o mercado, a R$ – 8,84 (oito reais e oitenta e quatro centavos) o centímetro de coluna. Parabéns ao departamento de compra que colocou um preço justo que contenta todos os concorrentes, já que nos últimos anos o valor do serviço só tem caído.

Licitação para ônibus
 A prefeitura de Siqueira Campos esta abrindo licitação para a compra de três novos ônibus, além dos ônibus a prefeitura também está licitando a compra de três secadores de café que irão ajudar os produtores de café do município a melhorar a qualidade dos seus produtos.

Denuncia
Há informações de que a prefeitura do Salto do Itararé está abastecendo a sua frota sem licitação em um posto de combustível em Barão de Antonina, município do Estado de São Paulo que fica na divisa com o Paraná. Alem de gerar impostos para o outro o crime maior estaria na falta de concorrência publica. Segundo fontes a prefeitura parou de abastecer no  posto do município por falta de pagamento, segundo fontes a prefeitura deve uma grande quantia que supera os R$ 80 mil, gastos que foram aumentados no período eleitoral.

Investigação
Um nobre alcaide do norte pioneiro está tentando extorquir um loteador, segundo informação ainda não confirmada e por isso não estou divulgando o nome do “cidadã” e nem o município, mas há fortes indícios de que um prefeito esteja pedindo nada mais nada menos que dez lotes para liberar um loteamento na cidade.  O caso ainda pode virar caso de policia.

Fiscalização dos contratos
O Secretario Municipal de Administração da Prefeitura de Jacarezinho, Conrado Segalla, disse que irá fiscalizar todos os contratos realizados pelo Poder Executivo, até aqueles que  estão em  andamento. Ele já esteve no prédio da Rodoviária Nova para a verificação “in loco” da situação. Apurou que 60% do que foi contratado está feito como o estacionamento, muro de arrimo, plataformas de embarque e desembarque. O Secretário de Administração ressalta que será adotada a postura da verificação do andamento dos trabalhos que forem contratados.

MEC autoriza fechamento de creches e pré-escolas nas férias
O Ministério da Educação homologou pareceres do CNE (Conselho Nacional de Educação) que defendem o fechamento de creches e pré-escolas em períodos de recesso ou férias.
O posicionamento do órgão foi solicitado originalmente em 2011 pela secretaria de Educação da cidade de São Paulo. Na ocasião, o relator do processo foi o conselheiro Cesar Callegari, atual secretário da pasta. Mas os administradores públicos (prefeitos) devem lembrar que as creches não desenvolvem só atividades educacionais mas também o social, pois muitas famílias não tem onde deixar os filhos no período de férias e recesso escolar.

Meta é fazer desaprovação de contas cair para até 1% ao final de 2014
Fazer com que o índice de desaprovação das contas públicas caia para algo entre 1% e 2%, até o final de 2014. Esta a meta da atual gestão do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O anúncio foi feito pelo presidente da Corte, conselheiro Artagão de Mattos Leão, durante a abertura do seminário Parâmetros para uma Boa Gestão Pública. Atualmente, as desaprovações totalizam 14% das contas encaminhadas ao órgão para julgamento. Em 2000, o índice era de 50%.

Aprovação de Dilma bate recorde
A aprovação do governo Dilma Rousseff bate novo recorde, com 63% dos brasileiros avaliando a gestão da presidenta como boa ou ótima, segundo a pesquisa CNI-Ibope, divulgada ontem (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para 29%, a gestão do governo é avaliada como regular, enquanto 7% a consideram ruim ou péssima.
A aprovação do modo de governar e a confiança na presidenta também bateram recordes: 79% dos brasileiros aprovam o governo Dilma, contra 17% de desaprovação; e 75% confiam na presidenta, contra 22% que dizem não confiar. O otimismo com relação ao restante do governo cresceu três pontos percentuais e atingiu a marca de 65%.

Dilma conversa com o Papa Francisco
A presidenta Dilma Rousseff se reúne hoje  (20), às 11h (7h de Brasília), com o papa Francisco, no Vaticano. Dilma cumprimentou ontem (19) o papa e conversou alguns minutos com ele na fila de cumprimentos, após a cerimônia que marcou o começo do pontificado. Antes do encontro, a presidenta disse que sua intenção era falar sobre o combate à pobreza e à fome.
A presidenta elogiou o empenho do papa em dar prioridade aos pobres, mas pediu que ele compreenda as “opções diferenciadas” no mundo.