quinta-feira, 6 de março de 2014

Coluna Mister X 07/03/2014


O SENHOR te ouça no dia da angústia, o nome do Deus de Jacó te proteja.
Salmos 20:1

Exportação

 As exportações de granéis pelo Corredor de Exportação (Corex) do Porto de Paranaguá fecharam o primeiro bimestre de 2014 com 2,26 milhões de toneladas movimentadas. O volume é 11,3% maior do que o registrado no mesmo período de 2013. Nos dois primeiros meses deste ano foram exportados grãos de soja, farelo de soja e milho. O volume do soja foi o mais representativo, com 1,28 milhão de toneladas exportadas, o que representou um aumento de 150% em relação ao primeiro bimestre no ano passado.

Paraná Alfabetizado
 Estão abertas as inscrições para o programa Paraná Alfabetizado 2014. Podem participar pessoas interessadas nas funções de alfabetizador voluntário e coordenador de turmas voluntário. A primeira seleção vai até 14 de março e as inscrições podem ser feitas em todos os Núcleos Regionais de Educação. O resultado final da primeira seleção será divulgado em 24 de março. As atividades de alfabetização começam em quatro etapas: 1 de abril, 2 de maio, 2 de junho e 1 de julho. O alfabetizador voluntário terá jornada de 10 horas por semana por um período de oito meses. Eles receberão uma bolsa-auxílio que varia de R$ 400 a R$ 750, de acordo com a quantidade e a natureza das turmas que alfabetizarem.

Empresas
A Junta Comercial do Paraná (Jucepar), do Governo do Estado, vai expandir para os principais municípios do Estado o projeto para desburocratizar os processos de abertura, alteração e baixa de empresas. Com o projeto piloto implantado em Maringá desde dezembro de 2013, o presidente da Jucepar, ArdissonNaimAkel, já visitou neste ano os principais municípios da Região Metropolitana de Curitiba – Pinhais, Colombo e São José dos Pinhais, e os municípios com maior número de empresas ativas na Região Oeste - Foz do Iguaçu, Toledo e Cascavel. Estão previstas, ainda, visitas a Ponta Grossa, Londrina, Guarapuava e Apucarana, no norte do Estado. A ação é orientada pelo governo estadual e visa apresentar o Projeto Integrar, para a implantação no Estado da Rede Nacional de Simplificação do Registro Empresarial (Redesim), que é o compartilhamento de informações entre as prefeituras, Receita Federal e Estadual e a Junta Comercial, que é vinculada à Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul. O objetivo é promover a simplificação e a desburocratização do processo de abertura, alteração e baixa de empresas.

Mulheres no mercado
 A presença das mulheres no mercado de trabalho diminuiu de 56,1% em 2012 para 55,1% em 2013, de acordo com a pesquisa “A presença feminina no mercado de trabalho em 2013 na região metropolitana de São Paulo”, feita pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Ao mesmo tempo, a participação masculina caiu de 71,5% para 70,6%. Segundo os dados, em 2012 a taxa de desemprego total entre as mulheres estava em 12,5% e caiu para 11,7% em 2013, sendo a menor taxa de desemprego total registrada na década de 2000. Entre os homens, essa taxa passou de 9,4% em 2012 para 9,2% em 2013. “Para as mulheres, a retração da taxa de desemprego é decorrente da relativa estabilidade do nível de ocupação, concomitante à diminuição da sua presença no mercado de trabalho”, mostra a pesquisa.

Imposto de Renda
O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda Pessoas Física 2014 começou hoje (6), às 8h. O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita desde o último dia 26. O programa pode ser instalado em quase todos os computadores disponíveis no mercado, nas versões para os sistemas operacionais Windows, Linux, Solaris e Mac OS e aplicativo multiplataforma Como nos outros anos, o contribuinte que enviar a declaração no início do prazo deverá receber a restituições nos primeiros lotes, a menos que haja inconsistências, erros ou omissões no preenchimento. Terão também prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de 60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso, e pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental.