sábado, 18 de junho de 2011

Antiterrorismo


Tigre será o primeiro grupo policial com treinamento antiterrorismo do Brasil
Do SESP
O Paraná terá o primeiro grupo antiterrorismo do Brasil, formado por policiais estaduais, especialmente treinado para agir na Copa do Mundo, em 2014, e em outros eventos internacionais. O Tigre, Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial, da Polícia Civil, foi o escolhido para aprimorar suas técnicas contra sequestradores para agir contra atentados.
O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, explicou que, com a proximidade da Copa e de outros eventos internacionais que serão realizados no Brasil, o Paraná deve se preparar para garantir a segurança de atletas e turistas. “O nosso estado receberá grande fluxo de pessoas de outras nacionalidades. Abrigamos o segundo destino turístico brasileiro, as Cataratas do Iguaçu. Mesmo que as competições sejam realizadas em outros estados, estimamos que muitos turistas visitem o Paraná”.
Entre as técnicas já dominadas pelo grupo estão tiros de precisão, rapel, arrombamento com explosivos e resgate de reféns. “Esta unidade policial de elite é especializadas em agir sob pressão e em situações delicadas. O treinamento para combater terrorismo será integrado ao curso por que passam os policiais”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius Michelotto.
De acordo com o delegado Renato Bastos Figueiroa, titular do Tigre, os policiais que ingressam na unidade passam por curso de táticas especiais para atuar em ocorrências críticas, que envolvam sequestros e reféns. “O treinamento é diário, para preparar o efetivo em missões de alto risco”, explicou Figueiroa.
O curso para atuar em eventos com grande concentração de pessoas, sujeitos a ataques de terroristas, está em estudo. Serão definidos especialistas e técnicas para orientar os policiais. Não está descartada a possibilidade de o treinamento se estender a policiais militares que integram o Batalhão de Operações Policiais Especiais, em especial o Comando de Operações Especiais (COE).
INGRESSO – No próximo dia 27, começa o treinamento de táticas especiais, para seleção de policiais que integrarão o Tigre. Durante cinco semanas, os candidatos serão levados aos seus limites físico e psicológico, para se ter certeza que têm perfil compatível com a atividade de alto risco.


Distração de motoristas causa
acidente no centro de Siqueira Campos


De Siqueira Campos
Lucas Aleixo

A provável distração de dois motoristas resultou num acidente de trânsito, no centro de Siqueira Campos, na manhã da última quinta-feira (16). O Gol placas AAT 9531 e a motocicleta placas de AHR 6347, ambos de Siqueira Campos, colidiram frontalmente, causando ferimentos na condutora da moto.
A motociclista descia a Rua Paraná e ao entrar na Rua dos Expedicionários acabou batendo de frente no Gol, que trafegava pelo meio da rua. Apesar de não estarem em alta velocidade, o impacto da batida foi suficiente para derrubar a motociclista causando um corte profundo em sua mão e danificar tanto o carro quanto a motocicleta.
Por sorte, o acidente aconteceu em frente ao Posto de Bombeiros Comunitários de Siqueira Campos, que prestou socorro de imediato à vítima, imobilizando-a e dando o atendimento necessário até a chegada da ambulância.
Apesar do susto, a vítima foi encaminhada à Santa Casa de Misericórdia onde recebeu os cuidados devidos e foi liberada em seguida.
Problemas no trânsito
Proporcionalmente, hoje Siqueira Campos é um dos municípios com maior frota de veículos no Norte Pioneiro. Se tratando de motocicletas, o número de veículo por habitante se torna ainda maior, fator esse que tem gerado problemas nas vias do município.
Não raros são os acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motocicletas. "A prefeitura coloca lombada, a polícia multa, mas os motoristas parecem não querer dirigir direito", lamenta um morador que presenciou o acidente desta quinta-feira.
Num município onde as ruas são em sua maioria estreitas, infelizmente os dispositivos de segurança estão sendo insuficientes para frear a irresponsabilidade de alguns motoristas.

Ação conjunta traz segurança
para Wenceslau Braz




De Wenceslau Braz
Lucas Aleixo
Com o objetivo de combater irregularidades diversas e até crimes, policiais militares e civis, bombeiros, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária e Fiscalização Tributária Municipal realizaram a Operação AIFU (Ação Integrada de Fiscalização Urbana), pelas ruas de Wenceslau Braz, na última sexta-feira (10).
O objetivo da operação é combater o porte ilegal de armas e o tráfico e consumo de drogas, fiscalizar as condições de higiene e funcionamento de estabelecimentos comerciais, além da analisar os produtos ali comerciados. Os locais escolhidos para as batidas foram previamente escolhidos por serem considerados "pontos críticos" em algum dos aspectos citados. Ainda foram realizadas abordagens de veículos.
"Nosso objetivo é dar segurança aos brazenses, seja essa segurança tanto na prevenção à violência quanto na fiscalização de comércios e até mesmo no trânsito", explica o Capitão Agnaldo Rodrigues Pereira, comandante da 2ª Companhia de Policia Militar.
A operação realizou a abordagem de quase 300 pessoas, dezenas de carros e estabelecimentos comerciais. O resultado foi a apreensão de produtos vencidos e sem nota fiscal, fechamento de comércios sem alvará, lavratura de 17 infrações de trânsito e na apreensão até de pássaros silvestres.

Dilma altera data da visita ao Paraná
Do Bem Paraná
Está mais do que confirmada a vinda da presidenta Dilma Rousseff (PT) ao Paraná, mas a data foi alterada para o dia 1º de julho (sexta-feira) às 10h30. Uma equipe do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) já se encontra na cidade de Francisco Beltrão para preparar o lançamento do Plano Safra 2011/2012 para a agricultura familiar. É a primeira vez que o anúncio nacional será realizado fora de Brasília. O Sudoeste é considerado berço da pequena propriedade no estado. A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), que junto com a senadora Gleisi Hoffmann (PT) é responsável pelo convite oficial, recebeu a informação da alteração de data por telefone na manhã desta sexta-feira (17), por comunicado do delegado federal do Desenvolvimento Agrário, Reni Denardi.

Curitiba coleciona obras paradas e atrasadas

Um complexo cultural que poderia promover espetáculos, mostras e seminários. Uma casa que deveria abrigar jovens que querem estudar e não tem condições financeiras de se manterem. Uma obra que mudaria o trânsito de Curitiba. Creches que não saem do papel. Esses são alguns exemplos de espaços que os curitibanos deveriam estar aproveitando mas que, por atrasos na entrega, parecem abandonadas.
Em Curitiba, algumas obras cidade chegam a atrasar por sete anos, como é o caso do Museu Metropolitano de Arte de Curitiba, o Muma, que até teve as obras de reforma iniciadas algumas vezes, mas continua cercada por biombos. Sete anos é o mesmo tempo que ainda vai levar para concluir a Linha Verde — que já poderia estar pronta — mas que levará no mínimo, mais três anos. E esses são só alguns exemplos.
Para o professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paulo Chiesa, a falta de transparência com os recursos públicos é um dos maiores culpados por esses atrasos, somado aos editais de licitação com problemas. “É um problema crônico e realmente grave. Vamos continuar sofrendo com isso, visto que logo teremos Copa do Mundo em nosso país”, opina.
Já o professor titular do Departamento de Transportes da UFPR, Eduardo Ratton, afirma que a falta de planejamento é um dos grandes agravantes. “Não deveria se fazer nada sem planejamento. O correto seria prever recursos para iniciar e terminar uma obra. Deixar as coisas pela metade acabam trazendo mais prejuízos, porque o que já estava feito acaba depredado e tem que ser refeito”.
Ratton ainda argumenta que o calendário das obras importantes acaba sendo feitos de acordo com o calendário eleitoral. “Vemos obras com duração programada, para que seja entregue em ano de eleição. Ou então as que são iniciadas, caminham a passos lentos depois do período eleitoral”, fala.