quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Coluna Mister X



Avaliação
Especulações a parte, há grande possibilidade de servidores que são técnicos ficarem na administração do prefeito eleito (Bí), segundo informações de dentro do grupo a idéia é mesclar os novos servidores com antigos que tem experiência e são técnicos e não políticos.  Isso é sabedoria juntar o novo com a experiência.

Novo Horário
A Câmara de Vereadores vai alterar o funcionamento da Câmara Municipal de Siqueira Campos, durante o mês de dezembro de 2012, em turno ininterrupto com início às 08h00 e término às 12h00. Ou seja, o atendimento será somente de manhã.

Promoção de Natal
A Acisc lança hoje (sexta-feira) a Promoção de Natal, o lançamento será feito no tradicional jantar da entidade que ocorre todos os anos. Para este ano a promoção terá como prêmio um carro zero, uma moto zero, um blu-ray, uma TV 32 polegada e um net book.

Independente
O vereador Marquinho disse que é um vereador independente e sempre foi um vereador do povo e então quer ser um vereador que tem compromissos, ou seja, um presidente sem lado político e não ser o do povo.

Lista do secretariado
A coluna especulou essa ontem e ficou sabendo de mais alguns nomes para a administração do prefeito eleito o Bí, lembrando sempre que é tudo especulação e que a lista oficial ainda não saiu e pode ser que os nomes cogitados não assumam os cargos.
Pasta da Saúde - Wiliam Borges, Obras em aberto, Esporte em aberto, Educação - Cristina Ortiz, Administração - Marcelo Lemes, Agricultura - Lão, Assessoria Jurídica - Rosana Ramos, Meio Ambiente - Soraya Queiroz Manoel, Cultura - Arnaldo Luska, Departamento de Licitação - Admir, Ação Social em aberto, Marketing e Turismo em aberto e Recursos Humanos em aberto, outros nomes que podem compor administração é do contador Luiz Carlos na Contabilidade e o Carlinhos da Caixa na Tesouraria.  Esses são os cargos mais importantes, ainda tem os cargos de segundo escalão a se preenchidos, mas esses com certeza só com mandato em andamento.

Esclarecendo
A situação do prefeito eleito em Joaquim Távora, o Vatão, que foi impugnado, e segundo ele foi devido a erros da contadora da prefeitura durante sua anterior administração, deverá ser definida no dia 17 de dezembro. Vatão foi eleito com mais de 50% dos votos, e então prevalece a vontade do povo ou não?  Especula-se também que o atual prefeito Claudio Rivelino foi impugnado anteriormente e possui a ficha suja. Vale esperar para ver quem assumirá o executivo em 2013.

Contenção de gastos gera desorganização na coleta de lixo
A contenção de gastos na prefeitura de Joaquim Távora afetou até mesmo a coleta seletiva no de lixo no município, que acontecia duas vezes por semana. De acordo com informações não está havendo coleta nos bairros. O mato que predomina as ruas nos bairros, também está gerando transtornos, pois está atraindo animais peçonhentos. Já no centro a situação é outra, a academia ao ar livre que estava sendo “coberta” pelo matagal, agora está “bonitinha”. A diferença entre bairro e centro é incontestável. Com os funcionários públicos trabalhando meio expediente o trabalho parece ficar pela metade também.

Em Santo Antonio
Em Santo Antonio da Platina os Centros Municipais de Ensino (CMEIS) estão funcionando de maneira precária. O descaso da administração é visível, pois as estagiárias dos CEMEIS estão sem receber salários há dois meses.

Todas as cidades do Paraná terão efetivo fixo da PM a partir de 2013
A partir de 2013, todos os municípios do Paraná passarão a contar com um efetivo mínimo de cinco policiais militares, sob o comando de um sargento. A determinação foi anunciada pelo governador Beto Richa nesta quinta-feira (29), durante encontro com prefeitas e prefeitos eleitos em Foz do Iguaçu. O governo também alocará viaturas e equipamentos para dar suporte ao trabalho dos policiais nos municípios. A medida integra o Projeto 300, batizado em alusão aos 300 menores municípios do Estado, que são o principal foco da iniciativa. Parte dos policiais integra a turma em formação e começará a atuar no primeiro semestre de 2013. O restante será selecionado pelo próximo concurso para ingresso na Polícia Militar.

Conselho Nacional de Secretários da Educação discute ensino médio
Secretários estaduais de educação de todo o Brasil elaboram uma proposta para melhoria do ensino médio no país. A finalização do documento é um dos principais temas da 4.ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), iniciada nesta quinta-feira (29), em Curitiba. As discussões prosseguem na sexta-feira (30). “Estamos debatendo os desafios que existem no Brasil na área da educação básica. Este é um espaço de diálogo permanente para que, juntos, busquemos alternativas para a educação nacional”, afirmou o vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns.

Richa defende novo pacto federativo para fortalecer municípios e estados
O governador Beto Richa disse nesta quarta-feira (28/11), na abertura do encontro com prefeitas e prefeitos eleitos em Foz do Iguaçu, que o governo intensificará o processo de interiorização, para apoiar os gestores municipais que assumem em janeiro na implantação de seus planos de governo. Ele também defendeu que municípios e estados trabalhem juntos por um novo pacto federativo, que garanta uma distribuição mais justa do bolo tributário, hoje muito concentrado na União.
“É nosso compromisso trabalhar pelo fortalecimento dos municípios paranaenses e interiorizar cada vez mais a gestão é uma prioridade da minha gestão, afirmou Richa. De acordo com ele, as portas do Palácio Iguaçu estão permanentemente abertas para os prefeitos. Nos próximos dois anos vamos trabalhar de mãos dadas pelo desenvolvimento do Estado e a melhoria da qualidade de vida das famílias paranaenses nos 399 municípios, disse.“Serei seu parceiro de todos os momentos para enfrentar e vencer os desafios que virão.”

Richa anuncia R$ 12,5 bilhões para obras em todo o Paraná
O governador Beto Richa anunciou nesta quarta-feira (28), na abertura do encontro com prefeitos eleitos em Foz do Iguaçu, a criação do Programa de Modernização da Infraestrutura (Proinfra), que prevê R$ 12,5 bilhões em investimentos entre 2013 e 2014. Os recursos serão aplicados em rodovias, portos, energia, saneamento, habitação e construção de escolas e delegacias. Com o programa, o governo estadual quer eliminar grandes gargalos logísticos e acelerar o desenvolvimento econômico e social do Paraná. “Estamos iniciando um novo tempo de investimentos na infraestrutura do Estado, com planejamento e determinação para solucionar problemas que se arrastam há décadas”, disse o governador.

Prefeitos começam a ser atendidos em estandes do governo no encontro em Foz
Mais de 1,6 mil pessoas – entre as quais 343 prefeitos e 114 vice-prefeitos – estão inscritas para o Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos, que começa oficialmente na noite desta quarta-feira (28), em Foz do Iguaçu. Mesmo antes da abertura oficial, a movimentação já era grande nos estandes montados pelo governo do Estado para atender os gestores municipais e orientar sobre projetos e programas estaduais.
Todas as secretarias de Estado, além de órgãos como a Fomento Paraná e empresas públicas como a Copel e a Sanepar, montaram estruturas no local do evento para dar aos gestores eleitos uma visão completa de como Estado e municípios podem atuar em parceria pelo desenvolvimento das cidades.

Coluna Mister X



Presidência da Câmara
A briga pela presidência da  Câmara de Siqueira Campos começa a se acirrar, agora o vereador eleito Mauro Leite(PSDB) também está no pareô. O vereador disse que já foi procurado outros vereadores e pode sim montar uma chapa para concorrer ao cargo. 

Especulações
As especulações sobre processos que correm contra vereadores eleitos deixa o clima tenso no meio político. Mas a verdade é uma só não tem nada de concreto e nada definido, o processo existe, mas não dá para mensurar a gravidade e se é caso de perda de registro de candidatura ou simples infamação de adversários, então só nos resta esperar para ver o que vai dar tudo isso.

Transição
A equipe de transição do prefeito eleito o Bí, esta na reta final dos trabalhos dentro da prefeitura, essa semana eles vão para o departamentos de obras de depois para a educação para conhecer as estruturas destes departamentos. Ao que tudo indica a transição está sendo tranquila entre a equipe do atual governo e com  a do próximo governo.

Chateado
O prefeito Luiz Antonio Liechoki não está contente com alguns comentários de alguns vereadores sobre as suas contas que estão na Câmara para apreciação. Tem vereador da sua base que está pronto para desaprovar as contas de 2006. Mas os ressentimentos do prefeito é que ele afirma que os vereadores sabem que foram erros técnicos  e mesmo assim querem reprovar as suas contas.

Parado
O projeto que iria regulamentar o horário de funcionamento das farmácias em Siqueira Campos está parado na Câmara  vereadores de Siqueira Campos, a “bucha”  vai ficar para os próximos vereadores que vão ter que legislar sobre o assunto.

Cortando gastos
Depois de ganhar as eleições o prefeito do Salto do Itararé, Israel Domingos (PDT) esta cortando todos os gastos com a população, ou seja, remédios, alguns transportes e outros coisas do dia a dia. Ele está correto nisso a prefeitura tem que ser gerenciada para todos e de forma uniforme, não pode ser como foi feito na doação das telhas do asilo que foi dada a companheiros, não pode parar de fazer as estradas rurais e nem dentro das propriedades particulares como foi feito na campanha e justificada como programa da prefeitura se e programa tem que ser feito durante todo o mandato e não só em época de eleição. ]

Abusando
Tem prefeito reeleito que está muito rico, e quer ficar mais ainda, além do belo salário que ganha ainda armou uma bela corrente de corrupção para saquear os cofres públicos. Tem hora que o cidadão se confunde como gestor e dono prefeitura, e é nessas horas que sai para as baladas como o carro oficial, é a hora que bebe e se diverte em plena luz do dia sem o mínimo de constrangimento.

Prefeitos eleitos em Foz do Iguaçu
A Assembleia Legislativa vai apresentar sua experiência administrativa, implantada desde o ano passado, e discutir com os gestores municipais eleitos no Paraná as metas de administração para prefeitos e vice-prefeitos que assumirão os seus mandatos em janeiro do próximo ano. O Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos – Gestão 2013/2016, promovido pelo SEBRAE e pelo Governo do Estado, acontece a partir desta quarta-feira (28), em Foz do Iguaçu, a partir das 19h30, quando será realizada a sua abertura oficial.

Especulações
O Deputado Estadual e atual Secretario do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli (PMDB) ainda estuda as possibilidade de ficar na atual pasta ou voltar para Assembleia Legislativa ou até mesmo assumir outra secretária. A outra pasta mais próxima do deputado seria a do Planejamento que tem pouca visibilidade política  mas é uma das opções. A outra especulação é que se Romanelli deixar a pasta do Trabalho que assumirá o seu lugar é o Prefeito de Cornélio Procópio Amin Hannouche que  deixa a prefeitura no final de dezembro.