terça-feira, 13 de março de 2012

Política


Lupion tenta reverter inelegibilidade de Robertinho

Jacarezinho
Da Assessoria
 O deputado federal Abelardo Lupion esteve em Carlópolis na manhã de sábado (dia 10), onde participou de uma reunião do diretório municipal do Democratas. Na ocasião, Lupion afirmou que espera reverter a inelegibilidade do ex-prefeito Roberto Coelho no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que ele possa disputar uma vez mais o cargo de prefeito nas eleições de 7 de outubro.
“A cassação do mandato do ex-prefeito foi injusta”, opinou, razão pela qual está se empenhando para que o problema seja solucionado o mais breve possível. “O Robertinho é um batalhador, foi um prefeito que trabalhou sem descansar pela população de Carlópolis, e por isso merece voltar a ocupar o cargo”, ponderou o deputado. Ele disse, no entanto, que o Democratas disputará as eleições com candidatura própria, independente do resultado do recurso no TSE.
O atual prefeito, Carlos Alberto Saubier de Andrade (PTB), o Carlinhos Polícia, como é conhecido pela comunidade, participou da reunião e disse que estará com o grupo de Robertinho. “Os deputados Lupion continuam me ajudando nas esferas estadual e federal. Temos emendas aguardando liberação e vamos continuar com o trabalho que vinha sendo feito na Prefeitura”, disse o ex-presidente da Câmara Municipal, hoje chefe do Executivo.

Festa
Abelardo Lupion esteve em Carlópolis acompanhado do deputado estadual Pedro Lupion, do coordenador político João Naime Neto e assessores. Eles foram surpreendidos com uma festa, organizada pela ex-primeira-dama Marise Ivonete Coelho, que contou com a participação de quase trezentas pessoas, lotando o salão do Rotary Club. Vereadores, lideranças empresariais, estudantes, professores e simpatizantes deram mostras do poder de mobilização e da liderança de Ivonete e Robertinho junto à comunidade carlopolense.
O ex-prefeito disse em seu discurso que, apesar de não deter mais o cargo de prefeito, continua à disposição de todos os amigos e correligionários. “Vocês me conhecem e sabem que podem contar sempre comigo”. Ele finalizou agradecendo aos deputados pelo apoio que tem recebido.
Bem humorado, Pedro Lupion disse que Robertinho era o prefeito que mais lhe dava trabalho na Assembleia Legislativa, onde ia toda semana cobrar providências em favor de Carlópolis. “Continuo atendendo o Carlinhos Polícia, mas igual ao Robertinho não existe. Ele marcava em cima, e queremos tê-lo de volta”, brincou o deputado

Eleições 2012


Disputas internas ainda continuam e Siqueira Campos mantém cinco candidatos a prefeito
De Siqueira Campos
Gênesis Machado
Faltando aproximadamente sete meses paras as eleições municipais os grupos ainda não deram rumo aos seus postulantes, tanto na oposição quanto na situação os grupos não se entenderam e mantém mais de um nome para a cadeira de prefeito. Não houve nenhum registro de pesquisas e por isso não houve divulgação, mas foram feitas algumas pesquisas internas que não deu para dar rumo às negociações, com cinco nomes postos houve uma pulverização de votos e pelo período distante das eleições não é possível fazer uma previsão de quem levaria vantagem.
No grupo de situação a cada dia que passa as indefinições ficam maiores, com dois grupos fortes as discussões estão acirradas. De um lado está o vice-prefeito Manoel Estevam Velasque (Manezão - DEM) atual vice-prefeito que é um que se mantém vivo na disputa em virtude de um grupo forte que vem lhe dando apoio e sustentação. Manezão tem se fortalecido com a possibilidade de encabeçar uma chapa com o apoio de membros da oposição. Alguns mais ligados aos grupos dão como certo o acerto entre o DEM e PSC de Juarez Francisco Leal. O deputado Federal Abelardo Lupion que tem o mando político do partido no Norte Pioneiro, esteve na região na última semana e disse a reportagem do CN, que tem uma boa amizade e interlocução política com deputado e presidente do PSC, Ratinho Junior e que possivelmente poderia ter um acordo para Siqueira Campos. Lupion também anunciou que irá fazer uma reunião política em Siqueira Campos em prol da candidatura própria do DEM no município.
Do outro lado está o PSDB, que é presidido pelo empresário Marlon Bonilha que também defende uma candidatura própria e tem como nome indicado o do ex-prefeito Dirceu Rodrigues - PSDB, que já comandou a cidade por outras três vezes, além das marcas de uma boa administração, Dirceu deixou duas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas que o deixou inelegível e agora tenta reverter a sua situação, mas há muitas dúvidas se vai conseguir reverter a sua inclusão na Lei da Ficha limpa.
Já o grupo de oposição tenta de todas as formas manter o grupo unido para as eleições de 2012, mas é evidente que os acertos ainda não foram feitos e não há um consenso sobre  um nome. Ainda estão em evidência o nome do Professor Fabiano Bueno (Bí) - PSB que tem feito articulações e se mantém como pré-candidato e embalado pelo deputado Hermas Brandão Junior. Outro nome é o vereador Daio que também está com o seu nome posto, ou seja, não deixou a disputa; O deputado Ratinho Junior - PSC esteve na cidade e manteve a candidatura do vereador, mas defendeu a união do grupo para chegar bem nas eleições de 2012. Outro nome da oposição é o empresário Aloísio Torres Guerra do PT, que disputou a última eleição e ficou com seu nome em evidência, Aloísio disse que vai se pronunciar sobre as eleições 2012 nos próximos dias, ele se mantém pré-candidato, mas argumenta que está dialogando com a executiva do partido de Siqueira Campos e executiva estadual do PT.