quarta-feira, 3 de abril de 2013

Coluna Mister X


Informatizando
O prefeito Fabiano Lopes Bueno o Bí, já começou o processo de informatização das informações da prefeitura, através do site do município o Bí espera reunir todas as informações dos departamentos e poder debater juntos com os chefes dos departamentos os problemas e soluções para cada área. Isto é a inovação que pode fazer a diferença.

Mudanças
Essa semana a coluna recebeu vários e-mails falando das mudanças dos departamentos de Obras e Viação e Agricultura de Siqueira Campos. Mas entre todos os comentários e falatórios o que pode se apurar é que a mudança vai ficar por conta do trabalho. Segundo uma fonte quem vai cuidar das máquinas para arrumar as estradas rurais será o departamento de Agricultura e o departamento de Obras vai cuidar das vias urbanas.

Mudanças I
Outras mudanças ocorreram em outros departamentos da prefeitura de Siqueira Campos, José Bueno de Carvalho deixou a pasta do Planejamento e assumiu a pasta da Indústria e Comércio. E para a pasta de Planejamento assumiu Luiz Carlos Boeing. As mudanças são por conta dos ajustes que a administração vai fazer ao longo do mandato, há especulações que outros diretores de departamentos devem entrar no rodízio ao decorrer do tempo.

Bochichos
Nas ruas correm vários boatos e especulações sobre as denúncias de que assinaturas foram forjadas na campanha, há suplente de vereador em Siqueira Campos que já mandou até engomar o terno para assumir as vagas deixadas por uma possível condenação. É verdade sim que o processo corre na Justiça Federal, mas também é verdade que tem a possibilidade do caso virar em nada e ninguém sabe o prazo para a conclusão das investigações. Resumindo, vamos tocar a vida que o desfecho ainda está longe.

Merece atenção
A PR-092 sem dúvida é uma das mais importantes rodovias do Paraná, por ela milhares de veículos passam todos os dias, a rodovia já está desgastada e precisa de reforma urgente. Mas além da reforma precisa de mais segurança, e a anunciada duplicação no perímetro urbano de Siqueira Campos ainda está fria e longe do início das obras, é preciso que as lideranças políticas do município cobrem mais.

Caso Lalau
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a primeira condenação definitiva do juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto (Lalau) pelo crime de lavagem de dinheiro, cometido durante a construção do Fórum Trabalhista de São Paulo na década de 1990. Havia risco de o crime prescrever hoje (4). Com o trânsito em julgado da condenação, quando não há possibilidade de recorrer, começa a execução definitiva da pena de nove anos de reclusão, perda dos bens e multa de R$ 600 mil.

Caso Lalau I
O juiz aposentado responde por outros crimes em ações penais propostas pelo Ministério Público Federal envolvendo desvio de verbas públicas durante a construção do prédio do Fórum Trabalhista. Em valores atualizados, o rombo aos cofres públicos pode ter chegado a R$ 999 milhões. Nicolau foi condenado a penas que, somadas, resultam em 48 anos de prisão. Desse total, 14 anos já prescreveram. As penas prescritas têm relação com a prática dos crimes de estelionato e evasão de divisas. Lalau esteve em  prisão domiciliar preventiva desde 2007, mas suspensa no final do mês passado. Exames médicos indicaram que sua condição de saúde era estável, o que não justificava cuidados especiais em casa. No dia 28, o juiz foi transferido da carceragem da Polícia Federal na capital paulista para a Penitenciária Doutor José Augusto Salgado, em Tremembé, no Vale do Paraíba, onde permanece detido.

   
Desonera folha de pagamento
  A presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei que desonera a folha de pagamento para setores da indústria e de serviços como forma de estimular a economia. Com a desoneração, empresas que contribuem ao INSS com 20% da folha de pagamento passarão a pagar de 1% a 2%.
Apesar de os deputados federais terem incluído 33 setores no texto da Medida Provisória 582, que originalmente previa desoneração a 15 áreas, a presidenta vetou o incentivo a uma parte delas “por contrariedade ao interesse público”, conforme comunicado ao Congresso publicado juntamente com a sanção no Diário Oficial da União de ontem (3).

PEC pode determinar divulgação de salários nas empresas públicas
Deve ser aprovada hoje pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal a Proposta de Emenda à Constituição que pretende tornar obrigatória a divulgação de salários de empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações e autarquias públicas. O texto pretende igualar essas entidades à regra que a maioria do funcionalismo público já segue desde a implantação da Lei de Acesso à Informação (12.527), em maio de 2012. A abrangência da legislação, que é um marco para transparência e controle social no Brasil, a princípio envolvia as empresas públicas e sociedades de economia mista. Porém, foi gradativamente reduzida.

Coluna Mister X


Prefeitura
O prefeito Fabiano Lopes Bueno, o Bi está empenhado em cadastrar projetos no Governo Estadual. Para isso ele constituiu uma comissão que busca recursos tanto no Governo Estadual como no Governo Federal. Dessa forma, a prefeitura de Siqueira Campos não deixará escapar nem um recurso destinado a projetos.

Habitação
Bi esteve em Curitiba para saber o andamento do projeto Habitacional de Siqueira Campos. Durante a campanha o atual prefeito prometeu 500 casas para os siqueirenses. Ele falou que as promessas de campanha estão sendo cumpridas uma a uma. Resta esperar agora.

Casa do Menor
Preocupado com as crianças do município, o prefeito Bi se reuniu com os responsáveis da Casa do Menor para saber qual a despesa real da entidade por mês. A vontade do prefeito é ajudar a entidade que ajuda a retirar as crianças das ruas. Outro sonho do prefeito é construir uma casa no Lar do Menor para abrigar as crianças da Casa Lar.

Essa semana tem
Na semana passada os vereadores de Siqueira Campos fizeram um “Feriado da Semana Santa” e não realizaram a sessão semanal, mas hoje os vereadores se reúnem a partir das sete horas da noite para discutir os problemas e as soluções do município. Um dos projetos que deve estar na pauta da sessão de hoje (03) é a permuta de terrenos, ou seja a prefeitura vai trocar um terreno por outro mais adequado para a construção de uma UBS- Unidade Básica de Saúde.

07/04/2013
A campanha da eleição suplementar de Joaquim Távora termina no final de semana e no domingo mesmo conheceremos o novo prefeito de Joaquim Távora. Essa foi uma campanha tensa e com muitas disputas. Ouve muita intervenção de pessoas de fora do município, teve grupo que importou gente para cuidar da campanha, resumindo foi uma campanha tensa e cara que está chegando ao fim.  Fica a torcida que ao fim da campanha e da disputa eleitoral todos voltem a viver e conviver um com os outros, pois a política passa e pessoas ficam.

Novos direitos das domésticas começam a valer hoje
Prevista para ontem (2) a promulgação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) das Domésticas, aprovada em segundo turno pelo Senado na última semana. A publicação da emenda hoje (3), no Diário Oficial da União, passa a valer a jornada de trabalho de 44 horas semanais, com o limite de 8 horas diárias, e o pagamento de hora extra correspondente a, no mínimo, 20% do valor da hora trabalhada, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Outros pontos da PEC, referentes a pagamento de seguro-desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), adicional noturno, seguro contra acidentes de trabalho, salário família e auxílio-creche, por exemplo, ainda dependem de normatização. De acordo com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, as normas pendentes na proposta devem sair em cerca de 90 dias.

Recorde de processamento de petróleo em suas refinarias
A Petrobras bateu o recorde diário de processamento de petróleo em suas 12 refinarias localizadas no Brasil, de acordo com informação divulgada ontem (02) pela estatal. A carga refinada no dia 30 de março alcançou 2,137 milhões de barris, elevando em 12 mil barris a marca de 2,125 milhões de barris de petróleo processados, registrada no último dia 3 de março.

Câmara do DF faz sessão para lembrar conscientização do autismo
Mães, representantes de associações e professores de escolas públicas do Distrito Federal participaram ontem (2) da sessão solene na Câmara Legislativa em comemoração ao Dia Internacional da Conscientização do Autismo. Durante a solenidade, parentes e professores de autistas falaram de suas experiências com filhos e das dificuldades e carências que ainda existem na rede pública para receber esses alunos.

Anac notifica Gol por falha em sistema de check in nos aeroportos do Rio
A Gol Linhas Aéreas terá cinco dias a partir de ontem (2) para prestar informações à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre a falha em seu sistema de check in ocorrida durante a madrugada. Segundo avaliação preliminar da agência, o problema provocou longas filas de passageiros e atrasos em 20 dos 46 voos programados da companhia, dos quais 19 partiam do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim e um do Aeroporto Santos Dumont, também no Rio de Janeiro. Três voos foram cancelados, sendo dois no Galeão e um no Santos Dumont. A Anac notificou a empresa aérea e pediu explicações.

Parlamentares e médicos cobram política de interiorização da saúde pública
Médicos e parlamentares participaram ontem (2) de mobilização na Câmara doa Deputados e cobraram do governo federal uma política de interiorização da saúde pública capaz de distribuir melhor os profissionais da área que atuam no país.
A categoria criticou, sobretudo, o posicionamento do governo em relação ao número de médicos atuando no Brasil. “Não compreendemos as assertivas de falta de médico”, disse o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM). “Falta é distribuição adequada e isso depende de estímulo”, completou.

Dia internacional do Livro Infantil
Ontem (2), foi comemorado o Dia internacional do Livro Infantil, para lembrar que, há 208 anos, nasceu o dinamarquês Hans Christian Andersen. Muitos não conhecem esse nome, mas certamente não se esquecem de suas obras: O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia e A Polegarzinha. A origem humilde do escritor não impediu que criasse histórias que encantaram gerações por todo o mundo. Na verdade, o contato com diferentes níveis sociais o ajudou a construir o contraste percebido em várias de suas narrativas. O Brasil também tem seu “Hans Andersen”: José Bento Renato Monteiro Lobato. O dia de seu nascimento, 18 de abril, foi adotado no país como o Dia Nacional do Livro Infantil. Grande parte das histórias infantis de Monteiro Lobato é ambientada no Sítio do Picapau Amarelo. O sítio transporta o leitor para um Brasil rural, simples e inocente. Seus personagens, muitos deles crianças como os próprios leitores, estimulam a fantasia e a imaginação em suas aventuras. “De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo”, teria dito o escritor.

Inflação semanal diminui em cinco capitais pesquisadas pela FGV
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) teve variação menor em cinco das sete capitais pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV), que divulgou hoje (2) os resultados referentes a 31 de março. O índice geral também caiu, de 0,78% para 0,72%. Recife foi a capital que teve a maior redução da inflação, com queda de 0,37 ponto percentual, de 0,89% em 22 de março para 0,52% no dia 31. Pesaram para o resultado os decréscimos nos grupos alimentação, de 1,70% para 1,15%, e habitação, de 1,26% para 0,78%. Ainda assim, os dois componentes foram os únicos a se manterem acima da variação da região.

Governo define regras para serviços de atenção a vítimas de violência sexual
Portaria do Ministério da Saúde publicada ontem (2) no Diário Oficial da União define regras para a habilitação e o funcionamento dos Serviços de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a publicação, as ações em saúde serão organizadas da seguinte forma: Serviço de Atenção Integral para Mulheres em Situação de Violência Sexual; Serviço de Atenção à Interrupção de Gravidez nos Casos Previstos em Lei; Serviços de Atenção Integral à Saúde de Crianças; e Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Situação de Violência Sexual; Serviço de Atenção Integral para Homens em Situação de Violência Sexual; e Serviço de Atenção Integral para Pessoas Idosas em Situação de Violência Sexual. A portaria prevê que compete a hospitais gerais, maternidades, pronto-socorros e unidades de Pronto-Atendimento (UPA) prestar serviços como acolhimento; atendimento clínico; atendimento psicológico; dispensação e administração de medicamentos; notificação compulsória institucionalizada; referência laboratorial para exames necessários; e referência para coleta de vestígios de violência sexual.