terça-feira, 10 de julho de 2012

Saúde


São encaminhadas e realizadas mais de oito mil consultas por mês em Siqueira Campos

De Siqueira Campos
Betty Gois

O Pronto Atendimento - P.A. de Siqueira Campos começou a funcionar até as 22h00 desde o último dia 5, a partir desse horário estão sendo atendidos somente casos de urgência e emergência.
A priorização dos atendimentos é definida como urgência que exige um atendimento rápido ao paciente, porém sem risco de morte, como por exemplo, uma cólica renal ou uma fratura de braço, e a emergência que requer atendimento imediato, pois o paciente apresenta risco iminente de morte, como exemplo parada cardiorrespiratória ou dor torácica típica de infarto.
O presidente da Santa Casa de Misericórdia João Amaral falou que diariamente são atendidas cerca de 150 pessoas no PA, sendo que na semana passada um dos médicos atendeu 186 pessoas, de acordo com ele destas consultas, 80% não estão em situação de emergência ou urgência. João informou que devem procurar o local apenas as pessoas que tem febre, diarréia e vômito persistentes, dor abdominal intensa, bronquite, asma e falta de ar, diabetes descompensada, dor de cabeça e outras situações de início recente e que não podem esperar. O presidente João Amaral enviou ofício ao delegado de polícia Dr. Juliano Fonseca para informar do novo horário de atendimento, a intenção do ofício é informar à delegacia de polícia caso aconteçam registros de Boletim de Ocorrência pela falta de consulta que não são consideradas de urgência e emergência depois do horário estabelecido para funcionamento.
A partir de quinta-feira (12) as consultas que são feitas no Posto de Saúde e PSFs serão agendadas um dia antes do atendimento às 13h00, a diretora do departamento Letícia Bordignon dos Santos disse que a medida é um teste a ser realizado para ver se melhora o atendimento. Até o momento as consultas eram marcadas nas quartas-feiras para alguns médicos e nas sextas-feiras para outros. Hoje o posto de saúde conta com seis médicos atendendo e quatro nos PSFs.
Semanalmente cerca de 150 pessoas são levadas para consultar em Curitiba, 250 para Jacarezinho e 25 são encaminhadas à Londrina, mais de 500 são consultadas no Posto de Saúde, cerca de 190 nos PSFs e mais de 1000 no P.A, em uma média a população inteira passa pelos serviços a cada dois meses.

Coluna Mister X


Alerta
A gripe Suína está de volta e com mais força, são quatro casos já confirmados em Siqueira Campos e outras suspeitas, é preciso que as autoridades tomem precauções no sentido de orientar a população para que não vire uma pandemia de gripe.

Casos
Os números são alarmantes, segundo informação há certa de 42 pessoas tomando o medicamento contra gripe A H1N1 em Siqueira Campos. O medicamento é o tamiflu e as pessoas estão  isoladas sem contatos com demais pessoas para não espalhar o vírus.  

Gripado
O candidato a prefeito Manoel Estevam Velasque, o Manezão teve que diminuir o ritmo de campanha, ou seja, da organização de campanha em virtude de uma forte gripe, mas é uma gripe forte, mas não é gripe A H1N1. Melhoras para o Manezão para que ele volte logo para as suas atividades.

Desabafando
O presidente da Santa Casa, o João Amaral disse que o PA está supercarregado com tantas consultas, que não são de urgência e nem emergência. A partir desta semana o PA não está mais atendendo consultas “eletivas” depois das 22 horas, resumindo só está atendendo as consultas de urgência. Mas o problema está na falta de consultas no posto de saúde, segundo informações as consultas estavam sendo marcadas somente na sexta-feira para toda a semana e a partir desta semana serão marcadas um dia antes da consulta, após as 13 horas.

Em Carlópolis
O secretário de saúde de Carlópolis, Rodolfo Mansur está empolgado e trabalhando muito, está pronto para ser inaugurado o PA (Pronto Atendimento). Atualmente funciona junto com o Hospital, e em breve passará a atender ao lado do posto de saúde com mais qualidade.

Choradeira
Foi uma choradeira só ontem quando os prefeito e secretários de fazenda viram o valor o FPM – Fundo de Participação dos Municípios, a expectativas era para uma queda próxima a 5.8% mas os prefeitos dizem que a queda foi muito maior.

No Vermelho
A queda do FPM- Fundo de Participação dos Municípios está forçando muitos prefeitos a fazer malabarismo para equilibrar as contas, principalmente nos municípios pequenos onde a maior fonte de renda é o FPM. A falta de dinheiro faz um efeito cascata, ou seja, as prefeituras também não pagam os fornecedores.

PMDB se reúne com Beto Richa
A bancada do PMDB na Assembléia Legislativa vai se reunir nesta quarta-feira (11) com o governador Beto Richa (PSDB). A informação é do líder, deputado Caíto Quintana, que coordenou a reunião da bancada na manhã de ontem terça-feira (10). A audiência, no Palácio do Iguaçu estava programada para hoje às 10h30. Na pauta, questões políticas em todas as regiões do Paraná.

Esforço concentrado
Desde ontem, o Tribunal Regional Eleitoral começou a realizar sessões de julgamento diariamente. Isso para dar conta do volume de processos envolvendo as eleições municipais.
 
Contas reprovadas
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) decidiu pela irregularidade das contas municipais de Coronel Domingos Soares (Região Centro-Sul), no exercício de 2006, e de Santa Cecília do Pavão (Região do Norte Pioneiro), no exercício de 2010. Os pareceres do Tribunal serão encaminhados às Câmaras de Vereadores dos dois municípios, a quem cabe julgar as contas do Executivo. Estranho é as contas de alguns municípios não serem julgadas há anos.