terça-feira, 10 de julho de 2012

Saúde


São encaminhadas e realizadas mais de oito mil consultas por mês em Siqueira Campos

De Siqueira Campos
Betty Gois

O Pronto Atendimento - P.A. de Siqueira Campos começou a funcionar até as 22h00 desde o último dia 5, a partir desse horário estão sendo atendidos somente casos de urgência e emergência.
A priorização dos atendimentos é definida como urgência que exige um atendimento rápido ao paciente, porém sem risco de morte, como por exemplo, uma cólica renal ou uma fratura de braço, e a emergência que requer atendimento imediato, pois o paciente apresenta risco iminente de morte, como exemplo parada cardiorrespiratória ou dor torácica típica de infarto.
O presidente da Santa Casa de Misericórdia João Amaral falou que diariamente são atendidas cerca de 150 pessoas no PA, sendo que na semana passada um dos médicos atendeu 186 pessoas, de acordo com ele destas consultas, 80% não estão em situação de emergência ou urgência. João informou que devem procurar o local apenas as pessoas que tem febre, diarréia e vômito persistentes, dor abdominal intensa, bronquite, asma e falta de ar, diabetes descompensada, dor de cabeça e outras situações de início recente e que não podem esperar. O presidente João Amaral enviou ofício ao delegado de polícia Dr. Juliano Fonseca para informar do novo horário de atendimento, a intenção do ofício é informar à delegacia de polícia caso aconteçam registros de Boletim de Ocorrência pela falta de consulta que não são consideradas de urgência e emergência depois do horário estabelecido para funcionamento.
A partir de quinta-feira (12) as consultas que são feitas no Posto de Saúde e PSFs serão agendadas um dia antes do atendimento às 13h00, a diretora do departamento Letícia Bordignon dos Santos disse que a medida é um teste a ser realizado para ver se melhora o atendimento. Até o momento as consultas eram marcadas nas quartas-feiras para alguns médicos e nas sextas-feiras para outros. Hoje o posto de saúde conta com seis médicos atendendo e quatro nos PSFs.
Semanalmente cerca de 150 pessoas são levadas para consultar em Curitiba, 250 para Jacarezinho e 25 são encaminhadas à Londrina, mais de 500 são consultadas no Posto de Saúde, cerca de 190 nos PSFs e mais de 1000 no P.A, em uma média a população inteira passa pelos serviços a cada dois meses.

Nenhum comentário: