quinta-feira, 13 de março de 2014

Coluna Mister X 14/03/2014


O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”
Provérbios 1
Parabéns
O médico Fernando Rodrigues Rueda, está de parabéns, segundo relatos ele está prestando um bom atendimento.
Duas pessoas elogiaram o “esculápio” nessa semana, dizendo que o Doutor Fernando está atendendo muuiiiito bem.
Essa coluna não é só crítica e também tem elogios, mas só quando as pessoas merecem, e neste caso o elogio foi merecido. Continue assim doutor, a população agradece!

Devolvendo dinheiro
A prefeitura de Siqueira Campos vai devolver R$110 mil reais ao Ministério da Agricultura, os recursos são de juros de aplicações bancárias de um convênio de 2008 para a pavimentação do trecho que liga Siqueira Campos ao Distrito da Alemoa. A prefeitura até queria investir o dinheiro, mas está sendo obrigada a devolver ao Ministério, por ser um dinheiro de juros e o Ministério não aceita que seja aplicado em qualquer área, tem que devolver!
Regulamentação de lei
No início da reunião de ontem(13) da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), os senadores cobraram a regulamentação da Lei 12.689/2012, que trata da fabricação e registro de medicamentos genéricos de uso veterinário. A lei foi sancionada em julho de 2012, após sete anos de tramitação no Congresso, mas na prática ainda não produz efeitos.
Continuando
O presidente da CRA, Benedito de Lira (PP-AL), explicou que, para uso humano, há diversos laboratórios fabricando produtos genéricos e convencionais, mas para uso veterinário, o mercado é controlado por um pequeno número de grandes empresas.
Informatização
O Departamento de Trânsito do Paraná lança nesta semana o Relatório de Gestão 2013. O documento mostra que a informatização para a melhoria dos serviços prestados à população trouxe diversos avanços no ano passado. Entre eles está a maior facilidade de acesso a diversos procedimentos. O número de serviços realizados pela internet, através do sistema Detran Fácil, subiu de 48,9 mil em 2011 para 155,9 mil em 2012, chegando a 460,3 mil no ano passado, um aumento de 841,3% nos últimos três anos.
Saúde
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Jacarezinho, oferece atendimento fisioterapêutico gratuito a 43 municípios do Norte do Estado. Atualmente são atendidos aproximadamente 75 pacientes diários, o que representa cerca de 1.500 atendimentos por mês, gerando um fluxo anual de 18 mil pessoas. Esse número se torna ainda maior ao se somar aos pacientes do Órtese e Prótese, projeto que é resultado de uma parceria entre a Universidade e o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi), que atende a 18ª e 19ª Regionais de Saúde do Paraná.
Aumento de vendas
As vendas do comércio paranaense expandiram 5,5% em janeiro, em relação ao mesmo mês do ano passado. O desempenho foi superior ao do País, que registrou médio de 3,5%. No acumulado de doze meses, encerrados em janeiro, as vendas reais do comércio varejista mantiveram-se acima da média nacional, com avanço de 6,7%, diante alta de 3,3% para o Brasil. Foi o melhor desempenho entre os Estados do Sul e do Sudeste, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (13). O resultado abrange a definição ampliada da pesquisa, que contempla, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e de materiais de construção.