terça-feira, 23 de abril de 2013

Coluna Mister X 24/04/2013


Licitação em Carlópolis
É louvável a atitude do prefeito de Carlópolis, o Pezão em abrir uma licitação para contratação de uma empresa jornalística dentro dos moldes exigidos pela lei, ou seja, jornal com circulação no município e com periodicidade diária, o que deu para ver no passado foi uma licitação duvidosa e cheia de artimanhas. Lembro que no passado o edital era tão dirigido que quando uma empresa buscava comprovar a circulação através de declarações de assinaturas ou ponto de entrega uma empresa local fazia “achaque” e pressão para que as pessoas não dessem a declaração e o crime maior ocorria dentro da prefeitura, pois mesmo o pregoeiro, o advogado lendo o jornal diariamente das empresas concorrentes sempre julgava a favor de uma empresa que não poderia ter alvará, pois não tinha nem ao menos endereço fixo e muito menos capacidade técnica. Parabéns prefeito essa é uma atitude transparente e justa.

Prefeitura de Ribeirão Claro recolhe embalagens de agrotóxicos
A Secretaria de Agricultura da prefeitura de Ribeirão Claro recolheu na última segunda-feira (22), embalagens de agrotóxicos utilizados em propriedades rurais do município. Os recipientes foram levados para o Centro Municipal de Eventos, onde foram recolhidos por uma empresa especializada de Santo Antônio da Platina. O prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV), o secretário de Agricultura, Benício Mareca, o presidente da Associação de Cafés Especiais de Ribeirão Claro (Pace), Ademir Baggio e servidores da secretaria acompanharam a coleta dos materiais.

Desemprego cai
O desemprego na América Latina e no Caribe atingiu 6,4% em 2012, o menor nível em 20 anos, divulgou ontem (23) a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). O número representa queda em relação a 2011, quando o total de trabalhadores parados tinha atingido 6,7%. O levantamento leva em conta o desemprego aberto urbano, abrangendo apenas moradores das cidades que estão procurando emprego. De acordo com a Cepal, o desempenho do mercado de trabalho fez o total de desempregados na região diminuir em 400 mil no ano passado. No entanto, cerca de 15 milhões de pessoas permanecem sem trabalho nas zonas urbanas da região.
   
Imposto de Renda
A sete dias do fim do prazo de entrega, cerca de 12 milhões de contribuintes ainda não entregaram a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. Até as 16h de ontem (23), a Receita Federal recebeu informações de 14.358.485 pessoas físicas, o que equivale a 55,2% dos 26 milhões de declarações esperadas para este ano. Somente nas últimas 24 horas, 863,2 mil contribuintes acertaram as contas com o Fisco. No levantamento anterior, divulgado ontem (22), 13.495.314 pessoas físicas entregaram o formulário. O prazo de entrega começou em 1º de março e vai até as 23h 59min 59s de 30 de abril.
Queda na gasolina
O governo federal anunciou ontem (23) um pacote de benefícios para o setor de açúcar e álcool. As medidas foram detalhadas pelos ministros Guido Mantega, da Fazenda, e Edison Lobão, de Minas e Energia. A primeira medida anunciada foi a elevação do percentual de etanol na gasolina, a partir de 1º de maio, de 20% para 25%, medida que deve reduzir o preço da gasolina nas bombas, segundo Mantega.

Igreja Cristã Contemporânea
No próximo sábado, São Paulo receberá a primeira sede da Igreja Cristã Contemporânea. Conhecida por apoiar a causa gay, a igreja irá inaugurar um templo com 700 metros quadrados no Tatuapé, na zona leste. De acordo com os seus fundadores, a Igreja Cristã Contemporânea conta hoje com cerca de 1.800 membros em todo o país e o que a difere de outras congregações é aceitar a homossexualidade.

Eu concordo
A Câmara dos Deputados decidiu criar uma comissão especial para estudar mudanças no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), entre elas o projeto apresentado na semana passada pelo governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) que propõe endurecer a punição de jovens infratores. A principal medida do projeto de Alckmin aumenta de três para oito anos o período máximo de internação do menor infrator que comete os chamados crimes hediondos, como estupro, homicídio, sequestro.
Mensalão
A Polícia Federal vai colher nos próximos dias um novo depoimento do publicitário Marcos Valério para o inquérito que investiga o elo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o esquema do mensalão.O publicitário prestou depoimento à Procuradoria-Geral da República em setembro do ano passado durante o julgamento do caso no Supremo. Esse depoimento resultou na abertura de inquérito pela PF para apurar o suposto envolvimento de Lula no esquema.
Desenvolvimento social
A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, anunciou ontem (23) que 168 entidades sociais que prestam atendimento de crianças e adolescentes com deficiências tiveram seus projetos aprovados. A aprovação irá garantir repasse de cerca de R$ 7 milhões do Fundo Estadual da Infância e Adolescência do Paraná (FIA) para aplicação em atividades de desenvolvimento, compra de equipamentos e reformas e ampliações das unidades.
IPVA
O governador Beto Richa deverá sancionar nos próximos dias o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa na segunda-feira (22/04) que autoriza a remissão de dívidas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até 31 de dezembro de 2007. A decisão do Estado de cancelar os débitos se dá em razão da economicidade, uma vez que seria mais caro manter o processo de cobrança dos 33,5 mil proprietários de veículos que ficaram inadimplentes com o fisco estadual. O valor das dívidas é de R$ 11,3 milhões, equivalente a 1,1% da arrecadação do Estado com o imposto.
Evolução
A Copel adicionou mais funcionalidades ao seu aplicativo gratuito Copel Mobile, que leva diversos serviços a tablets e smartphones equipados com os sistemas operacionais Android e iOS. Atualmente, os serviços mais solicitados pelos consumidores nas agências ou no teleatendimento já podem ser resolvidos por aparelhos portáteis.Além de consulta de débitos, pagamento de faturas e informação de falta de energia, agora também é possível pedir religação, consultar desligamentos programados, atualizar cadastro, alterar a data de vencimento da fatura e pesquisar os locais e horários de funcionamento dos postos de atendimento e agências da Copel.