segunda-feira, 1 de julho de 2013

Coluna Mister X 02/07/2013


Reforma do secretariado
Depois da casa em ordem, o prefeito Fabiano Lopes Bueno, de Siqueira Campos,  deve começar a liberar os companheiros de primeira hora que assumiram cargos na prefeitura neste primeiro semestre. ninguém confirma mas a especulações de que a reforma do secretariado comece em alguns dias.  Essa reforma já era prevista, segundo informações alguns cargos foram preenchidos por pessoas bem ligadas ao prefeito para dar a sustentação necessária de inicio de mandato que no segundo semestre deixariam os cargos para tocar seus negócios. Assim que a coluna souber, detalhes e nomes vamos repassar as informações.

Prejuízos
As chuvas dos últimos dias atrasaram e muitos os serviços prestados pela prefeitura de Siqueira Campos, e ainda estragaram a estradas rurais. A preocupação ainda é instabilidade do tempo e de com vão ser feitas as melhorias nas estradas, já que as chuvas prejudicaram a maioria da malha viária de Siqueira Campos.

Casas populares
O governo Beto Richa está investindo em habitação,  e Siqueira Campos está na lista para receber os benefícios da COHAPAR, na semana passada o prefeito Fabiano Lopes Bueno, assinou junto com o presidente da COHAPAR, Mounir Chaowiche o contrato para a construção de 110 casas, na área urbana e 60 na zona rural. As expectativas é que sejam construídas em menos de 6 meses.

Mobilidade urbana
Muito se fala no pais sobre a mobilidade urbana, engana-se quem pensa que isso  é um problema só das grandes cidades, mas pequenas também sofre deste mal, com  maioria das ruas projetadas há muitas décadas, Siqueira Campos sofre com um transito lento em horários de  entrada e saída dos trabalhadores das industrias e dos estudantes. Talvez ainda não resolva o problema, mas a prefeitura está dando um passo importante para amenizar problema com a pavimentação asfaltica na rua Nossa Senhora de Fátima, essa rua vai desafogar o transito da rua  Rio Grande do Sul, principal porta de entrada e saída da cidade.

Transparência
A direção da Câmara de Siqueira Campos, anunciou que vai publicar todos os atos da Câmara, inclusive as indicações e requerimentos dos vereadores,  ideia e mostrar a população o que os vereadores estão fazendo pelo coletivo. Através das publicações será possível acompanhar as ações e atividades parlamentar de cada vereador. A iniciativa é louvável, pois muitas vezes os eleitores não consegue ir até a Câmara acompanhar as atividades dos vereadores e através da divulgações isto será possível.


Advertências em vez de multa
O Paraná é um dos primeiros estados a permitir que infrações de trânsito consideradas leves ou médias possam resultar em advertência por escrito, em vez de multa. O governador Beto Richa autorizou o Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN – PR) a aplicar a medida a partir desta segunda-feira (1.º). O benefício vale para o motorista que não tenha cometido a mesma infração em 12 meses.

Advertências em vez de multa I
A medida é prevista no artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e na resolução 404 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), mas nunca funcionou por falta de regulamentação federal e de sistemas de dados compatíveis. “Por determinação do governador Beto Richa, o Paraná não vai esperar o Conselho. Entendemos que é uma medida educativa importante, que beneficia os condutores responsáveis, que ao longo de um ano não cometeram determinada infração e por isso merecem nosso voto de confiança”, afirma o diretor-geral do DETRAN, Marcos Traad.

145 projetos de lei para combate à corrupção estão engavetados
As manifestações que ecoam pelos mais diversos lugares do Brasil já começaram a surtir efeito. As tarifas de ônibus foram reduzidas e a presidente Dilma Rousseff afirmou que irá dar prioridade ao combate à corrupção. Para demonstrar que estava de acordo com o esforço, o Senado Federal, inclusive, aprovou o projeto de lei que torna a corrupção crime hediondo. Porém, a proposta é apenas uma das 145 para combate à corrupção que tramitam no Congresso Nacional desde pelo menos 1995. O trabalho foi realizado pela Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção, que possui a coordenação do deputado federal Francisco Praciano (PT-AM). O levantamento conta com 109 projetos de lei da Câmara dos Deputados e 36 do Senado Federal. As propostas são consideradas as “mais relevantes ou eficientes para o combate à corrupção”. O relatório da Frente foi dividido em 15 temas gerais e possui exatamente o objetivo de acelerar a tramitação das proposições relacionadas