quinta-feira, 20 de junho de 2013

Coluna Mister X 21/06/2013

notinhas mister x 20 de junho

CPI da Copa, PEC 37 e melhorias em serviços públicos são bandeiras de manifestações em Brasília
Mais uma manifestação aconteceu ontem (20), em Brasília, em meio à série de protestos que vêm ocorrendo em várias cidades do país. O destino final da mobilização foi o gramado do Congresso Nacional. Os manifestantes se concentraram em três pontos da cidade: na Universidade de Brasília (UnB), a partir das 12h; no Museu Nacional da República, a partir das 16h; e na Rodoviária do Plano Piloto, a partir das 17h. Os manifestantes se organizaram via internet para marchar pelo Eixo Monumental e pela Esplanada dos Ministérios até chegar ao gramado do Congresso.

PM distribui 20 mil panfletos no Rio pedindo paz aos participantes da passeata
A Polícia Militar (PM) do Rio distribuiu panfleto pedindo paz aos participantes da manifestação, convocada pelas redes sociais, na Candelária, que percorreu a Avenida Rio Branco até a Cinelândia. Em trecho do texto, a PM pede: “Sem violência, paz. Ajude-nos a proteger você. Afaste-se dos que insistem em vandalizar uma manifestação pacífica”. O panfleto traz ainda explicações da PM sobre sua posição com relação às manifestações. “A Polícia Militar não reprime manifestações nem é contra a liberdade de expressão, mas tem como maior valor a proteção à vida. Sua atuação tem a finalidade de manter um princípio básico da democracia: a convivência pacífica”, argumenta a corporação.

Policiais impedem entrada de torcedores com cartazes de protesto no Maracanã
Policiais da Força Nacional de Segurança impediram a entrada de cartazes com frases de protesto nas proximidades do Estádio Jornalista Mário Filho, Maracanã. Torcedores que chegavam para ver o jogo entre Espanha e Taiti tiveram as mochilas revistadas e o material apreendido. Torcedores com frases que não faziam menção a protestos entraram com faixas e cartazes. Foi o caso de um torcedor que tinha escrito “Força, Taiti”. Ele pôde passar pela barreira e entrar no estádio.

Supremo libera tramitação de projeto que inibe criação de partidos
Por placar de 7 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou ontem (20) a retomada da tramitação do projeto de lei que inibe a criação de partidos. De autoria do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP), o texto impede a destinação de valores extras do Fundo Partidário e de tempo maior de rádio e de televisão a legendas recém-criadas que afiliarem parlamentares de outros partidos. No momento, o ministro Celso de Mello está concluindo a leitura do seu voto. Até o final da sessão, os ministros podem mudar de opinião. O andamento do projeto foi suspenso em abril por decisão provisória do relator, ministro Gilmar Mendes. Ele entendeu que o projeto era casuístico e ia de encontro ao que o STF decidiu no ano passado em processo que beneficiou o PSD. Segundo o ministro, a proposta objetiva excluir da disputa eleitoral do ano que vem a Rede Sustentabilidade, articulada pela ex-senadora Marina Silva. Com a decisão de hoje, o Senado poderá iniciar os debates sobre o projeto já aprovado na Câmara.

Torcedores espanhóis dizem que protestos na Copa dão mais visibilidade ao Brasil
Na torcida pela seleção da Espanha que jogou ontem (20) contra o Taiti, estudantes espanhóis que vivem no Brasil há seis meses apoiaram as manifestações durante a Copa das Confederações. Aluno de engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Marcos Tejedor disse que os protestos durante grandes eventos como o torneio, organizado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), chamam a atenção do resto do mundo para a insatisfação dos brasileiros.

Por causa de manifestações, presidenta Dilma adia viagem ao Japão
Por causa da série de manifestações que estão acontecendo no país, a presidenta Dilma Rousseff adiou a viagem que faria ao Japão na próxima semana. Ela embarcaria no próximo domingo (23), e deveria retornar ao Brasil no dia 28. A presidenta preferiu não se ausentar do Brasil por quase uma semana diante do cenário de movimentação popular pelas ruas, segundo informou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Não há nova data para a visita ao Japão. A viagem que Dilma faria a Salvador (BA) hoje (21), para lançar o Plano Safra do Semiárido, também foi adiada. A mudança na agenda foi feita a pedido do governador da Bahia, Jaques Wagner. Segundo ele, por causa dos jogos da Copa das Confederações, governadores do Nordeste estão com dificuldades na agenda, e não poderiam comparecer à cerimônia de amanhã na capital baiana. Não há previsão de quando o Plano Safra do Semiárido será lançado.

Redes sociais são usadas em proporções similares por todas as classes, segundo pesquisa
A utilização das redes sociais, como Facebook e Orkut, está disseminada em proporções similares por todas as classes sociais, aponta a pesquisa Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) Domicílios, divulgada ontem (20) na capital paulista. De acordo com o levantamento, 73% dos usuários da internet utilizaram essas redes nos últimos três meses, alcançando na classe A percentual de 78%, enquanto nas classes D e E o número chegou a 69%.

Crescem as vendas de materiais de construção
As vendas de materiais de construção da indústria para o comércio varejista atingiram, em maio, o segundo melhor resultado do ano com alta de 1,6% sobre abril. O maior movimento do ano foi registrado em março, quando o setor vendeu 13,8% acima do registrado em fevereiro. Na comparação com maio do ano passado, o faturamento do quinto mês deste ano foi 3,1% superior. No acumulado do ano, as vendas cresceram 4,4%, taxa que se aproxima da projeção do setor para o fechamento de 2013 (4,5%), segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Por meio de nota, o presidente da entidade, Walter Cover, disse que o setor espera que o consumo seja estimulado, principalmente, em razão das obras de infraestrutura. “Com o mercado imobiliário crescendo menos será preciso acelerar as licitações e execução das obras da infraestrutura de transportes, portos e aeroportos”, defendeu. O executivo também espera que tanto o governo federal quanto o governo estadual adotem medidas de incentivo por meio de desonerações de impostos.

BC faz leilão de venda de dólares com compromisso de recompra para enfrentar alta do câmbio
O Banco Central (BC) lançou mão ontem (20) de mais uma ferramenta para conter a alta do dólar. A autoridade monetária anunciou leilão de venda dólares com compromisso de recompra futura. A última vez que o BC fez esse tipo de operação foi no final do ano passado. De acordo com o comunicado do BC, serão aceitos no máximo US$ 3 bilhões, a serem distribuídos, a critério da autoridade monetária, entre dois leilões. As operações de venda do BC serão liquidadas no dia 24 de junho deste ano. As datas de liquidações das operações de compra do BC serão 3 de setembro e 1º de outubro de 2013.