sexta-feira, 14 de junho de 2013

Coluna Mister X 14/06/2013


Mais saúde
O prefeito Fabiano Lopes Bueno, o vereador Marquinhos, o presidente da Santa Casa, e o diretor de Administrativo da prefeitura de Siqueira Campos,o Ademir Gonzales Silveira, se reuniram ontem a tarde com a direção do Hospital Nossa Senhora do Rocio Campo Largo  para discutir a possibilidade de aumentar as consultas de especialidades e cirurgias.

Inauguração
Na próxima quarta-feira (19) o departamento de Saúde  de Siqueira Campos, vai liberar o posto central para atender a população. Não vai ter uma grande inauguração  mas o prefeito vai estar presente e falar com os servidores. O posto central estava em reforma desde o ano passado e agora que ficou pronto, muito dinheiro foi investido nas obras, o Diretor de Saúde, o Alcione Fernando, disse que não foi bem planejado no ano passado pela gestão passada a reforma, segundo especulações com os recursos gastos daria para fazer um Posto de saúde novo.

Lendo
Não só essa coluna, mas o Correio Notícias tem aumentado cada vez mais os seus leitores, em Wenceslau Braz  a cada dia que passa temos mais leitores. Até quem não sabe ler, quer ler esse jornal, até a concorrência fica doente atrás do CN, não sei se para aprender, ou para ficar bem informado, mas o que vale é que sempre esta com o CN, na cabeça, na boca e no pensamento.

Projeto Fábrica Verde
Projeto que recicla computadores em comunidades do Rio será implantado em Angola
Mais 120 alunos do Projeto Fábrica Verde receberam ontem (14) o certificado de conclusão de curso profissionalizante de reciclagem, montagem e manutenção de microcomputadores na Rocinha, em São Conrado, zona sul do Rio. O programa visa a promover a capacitação profissional por meio da conscientização ambiental em comunidades pacificadas do estado. A iniciativa está sendo internacionalizada, com a implantação da primeira fábrica em Luanda, Angola, país africano de língua portuguesa.

Protesto
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) condenou ontem (14), por meio de nota, a ação policial durante o protesto ocorrido ontem, na capital paulista, contra o reajuste de passagens de transporte público. A entidade avalia que há evidências de que “a ação policial extrapolou o rigor cabível em ações voltadas à manutenção da ordem”. Considera que “é inaceitável a prisão de repórteres e a brutalidade empregada pelas forças policiais contra jornalistas”, assinala o documento assinado pelo vice-presidente da associação, Francisco Mesquita Neto. Durante o quarto dia de protesto em São Paulo, 232 pessoas foram levadas à delegacia. Entre elas, o jornalista da revista Carta Capital Piero Locatelli. Ele foi detido por policiais militares, porque carregava um frasco de vinagre. Os agentes não souberam, no entanto, explicar porque o porte da substância foi considerado motivo para averiguação. O jornalista, assim como outros manifestantes, disseram que levavam vinagre para se proteger do gás lacrimogêneo.

ProUni
Instituições em situação fiscal irregular não poderão participar do Programa Universidade para Todos (ProUni). Conforme foi divulgado ontem (14) pelo Ministério da Educação (MEC), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) suspendeu a liminar que permitia a participação de instituições de ensino que não apresentaram comprovação de regularidade fiscal. A liminar foi interposta pela Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu), após o MEC ter desvinculado do ProUni, em maio deste ano, 266 mantenedoras que não estavam com as contas em dia. O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. Em contrapartida, as que aderem ao programa são isentas de alguns tributos. “Não é admissível que instituições privadas gozem de isenção fiscal devendo ao Tesouro Nacional”, diz o MEC.

Manifestações na abertura da Copa das Confederações
As manifestações não vão afetar a abertura da Copa das Confederações, que ocorre hoje (15), na capital federal, garantiu o secretário de Governo do Distrito Federal (GDF), Gustavo Ponce de Leon. Ontem pela manhã, segundo informações da Polícia Militar do DF, cerca de 300 manifestantes, representantes dos movimentos Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa (Ancop) e da Resistência Urbana – Frente Nacional de Movimentos do Comitê da Copa bloquearam o trânsito no Eixo Monumental, em frente ao Estádio Nacional Mané Garrincha. Também se juntaram ao protesto integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Uma nova manifestação está prevista para ocorrer hoje em Brasília, a partir das 10h, na Rodoviária do Plano Piloto. Para o representante do governo do Distrito Federal (GDF), os manifestantes de movimentos políticos viram na Copa das Confederações uma oportunidade para ganhar visibilidade. “Os movimentos de caráter político aproveitaram o momento para ganhar visibilidade e levantar bandeira. Entendemos as manifestações como processo legítimo, mas temos um plano de ação para que esse tipo de manifestação não interfira na abertura do evento. As manifestações podem ocorrer, mas não podem inviabilizar a cidade”, disse Leon a jornalistas após reunião com os líderes do protesto.

Descontrole da inflação é conto do vigário, diz Dilma
A presidenta Dilma Rousseff disse ontem (14), em visita a uma comunidade da zona sul do Rio de Janeiro, que a inflação está e continuará sob controle. Segundo a presidenta, é conto do vigário a ideia de que a inflação está descontrolada, inventado por quem deseja que o governo diminua os gastos sociais. “Não deem ouvidos àqueles que dizem quanto pior, melhor. Críticas são bem-vindas, mas terrorismo informativo, não”, declarou a presidenta. “O Brasil é hoje um dos países mais sólidos do mundo, que mesmo com uma das crises mais graves, talvez a mais grave, desde 1929, temos uma das menores taxas de desemprego do mundo, quase uma situação de pleno emprego”, disse. A presidenta citou alguns países da Europa em que o desemprego entre os jovens está alto, como em Portugal com taxa de 20%. “Temos recursos suficientes para investir e gastar com recursos sociais e ainda manter a inflação sob controle. O bolo só cresce se for bem distribuído”, acrescentou.

Anvisa anula concurso
O concurso público para provimento de cargos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aplicado no dia 2 deste mês, foi anulado. Durante a aplicação das provas, foram verificadas irregularidades em três estados. Os mais de 125 mil candidatos em todo o país terão de realizar uma nova avaliação, ainda sem data marcada. De acordo com a Anvisa, o novo concurso será elaborado pela mesma banca organizadora, a Cetro, que deverá ser multada pelo ocorrido. A Anvisa também informou que será solicitada a presença da Polícia Federal nos futuros locais de prova – ainda não se sabe se em todos os locais ou apenas nos em que houve irregularidade. No dia seguinte à prova (3), depois de constatar problemas ocorridos na aplicação do certame no Rio de Janeiro, no Distrito Federal e em Alagoas, a agência solicitou esclarecimentos à banca organizadora do concurso. As irregularidades estão sendo investigadas pela Polícia Civil e, de acordo com a Anvisa, outras medidas cabíveis serão tomadas após as constatações das autoridades.

Doação de sangue regularmente
Doar sangue é um ato de cidadania e deve ser uma atividade regular. No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado ontem (14), profissionais das áreas de hematologia e hemoterapia apelam à população para que a doação seja feita periodicamente e não apenas nos momentos de necessidade. Enquanto a média mundial de doadores está entre 3% e 5%, no Brasil esse percentual tem sido 1,9% nos últimos cinco anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste ano, em que a data é comemorada pela décima vez, a OMS lançou a campanha global “Dê a vida de presente: doe sangue” (“Give the gift of life: donate blood”). A organização alerta que com o aumento da expectativa de vida e, consequentemente, do número de doenças crônicas que demandam transfusão de sangue, a doação regular é cada vez mais necessária. Para o presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Carmino Antonio Souza, a doação deve se tornar um hábito, como ir ao dentista ou ao ginecologista. “O dia do doador é muito importante, porque a doação é altruísta e gratuita. Portanto, sem a participação da sociedade não temos glóbulos vermelhos, plaquetas. Sangue não se fabrica e precisamos de sangue humano para os tratamentos que fazemos hoje”, disse o médico.