quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Coluna Mister X 19/09/2013

http://www.correionoticias.com.br/site/wp-content/uploads/2013/02/misterx.jpg
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Salmos 23:5
Emprego
Um levantamento da Sanepar mostra que as 229 obras da companhia em andamento no Paraná garantem emprego e renda a aproximadamente 15 mil trabalhadores da construção civil nas 126 cidades do Estado onde há obras de água e esgoto. O cálculo inclui apenas os empregos diretos. A oferta de trabalho no setor deve aumentar nos próximos dias com o início de outras 39 obras, totalizando 268 empreendimentos.
Terceirização
 Autor do Projeto de Lei (PL) 4.330/2004, que regulamenta a terceirização no Brasil, o deputado Sandro Mabel (PMDB-GO) disse ontem (18) que a proposta é um instrumento de “proteção ao trabalhador terceirizado”. Durante comissão geral para debater o projeto no plenário da Câmara dos Deputados, Mabel pontuou que a proposição acabará com o “limbo jurídico” existente em relação à mão de obra terceirizada.
Fim do voto secreto
Os senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovaram o fim do voto secreto em qualquer deliberação do Congresso. Os parlamentares rejeitaram, na reunião de ontem (18), o novo relatório do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), que previa o voto aberto apenas para os processos de cassação de mandatos de parlamentares. Depois de receber diversas críticas dos parlamentares que defendem a votação aberta irrestrita, Souza retomou o primeiro parecer que mantinha o texto aprovado na Câmara, estabelecendo voto aberto para qualquer decisão do Congresso. Agora, o voto aberto nas deliberações legislativas vai ser discutido em plenário.
comemoração
O Ministério da Saúde comemorou ontem (18) os 40 anos de criação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que engloba o conjunto de 12 vacinas de interesse prioritário para a saúde pública. De acordo com o Ministério da Saúde, o programa objetiva fornecer vacinas à população, desde o nascimento até a terceira idade, aplicadas de graça nos postos de vacinação da rede pública.
Quer que devolva …
O PSB vai cobrar do PT a devolução dos cargos nos Estados governados pelos socialistas. “Se o PT nos cobrou a devolução dos cargos nacionais, esperamos que eles sejam coerentes e devolvam também os cargos que têm nos governos do PSB. Eles devem se comportar do mesmo jeito”, disse o líder do partido na Câmara, Beto Albuquerque (RS).
Revoltado
O ainda ministro do Trabalho, Manoel Dias, na corda bamba por causa das denúncias de irregularidades na pasta, ameaça sair atirando se for demitido pela presidente Dilma Rousseff. Em entrevista na terça-feira, antes de uma conversa prevista com a presidente, mas que não aconteceu, disse que vai fazer uma devassa nos convênios do MTE, desde 1990, e vai entregar todo mundo envolvido em desvios de recursos oriundos da ministério: governadores, prefeitos, passando pelo próprio PDT até o PSDB do ex-presidente Fernando Henrique.

fora do ar

Serviços do Departamento de Trânsito do Paraná oferecidos na internet, como o Detran Fácil, consultas para compra e venda de veículos, extrato de débitos e pontuação do condutor ficarão foram do ar das 18h de sexta-feira (20) às 12h de segunda-feira (23). Também ficarão foram do ar sistemas usados por despachantes, fábricas de placas e centros de formação de condutores. A orientação é para que os usuários antecipem ou adiem a abertura de processos, principalmente de veículos. Já os cursos de reciclagem de motoristas infratores agendados para o fim de semana acontecerão normalmente.
Esporte
A Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Esportivo divulgou na última quarta-feira (18) a lista dos bolsistas pré-selecionados pelo Programa Talento Olímpico do Paraná (TOP 2016), Edição 2013. Serão 1.500 atletas, paratletas e técnicos beneficiados pelo projeto do Governo do Paraná.  O Programa Talento Olímpico do Paraná (TOP 2016) é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Esporte/Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, executado com recursos oriundos do próprio Governo do Estado, de patrocínios diretos e de incentivos fiscais autorizados pelo Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, contando com importantes parceiros, como a Copel e a Sanepar.