terça-feira, 9 de agosto de 2011

Financiamento


Vereadores de Wenceslau Braz ajudam o município a contrair uma dívida de
 mais de 1,5 milhões de reais

De Wenceslau Braz
O prefeito Taidinho vinha prometendo a restauração das vias urbanas, ou seja, o recape total das ruas de Wenceslau Braz. O prefeito vinha divulgando que já tinhas as verbas necessárias para as obras, mas os recursos apenas deram para fazer uma operação tapa buracos que piorou a situação, pois agora além dos buracos ainda ficou os ressaltos e a poeira. 
Para solucionar o problema e garantir os recape o prefeito está contraindo um financiamento de aproximadamente dez anos.
Para que o município possa firmar o empréstimo, a Câmara de Vereadores teve que aprovar o projeto. A reunião ocorreu na manhã desta terça-feira (9) onde foi aprovado o projeto de lei que autoriza a prefeitura a fazer um empréstimo de R$ 1,5 milhão para realizar a pavimentação asfáltica no centro da cidade.
Os vereadores, Nina, Jorginho Sabater e Beto do Esporte criticaram a falta de informações do projeto, já que não está especificado o prazo para o pagamento do empréstimo nem qual a metragem do asfalto. No entanto, a vereadora Nina abandonou a sessão após ter o pronunciamento interrompido pelo presidente da casa, Josemar Furini (PT), e nenhum outro vereador votou contra o projeto – o vereador Beto se absteve.
De acordo com o chefe de gabinete da prefeitura, José Luiz Andraus, uma parte das obras de pavimentação deve ter início ainda esta semana.

Política


Deputado Lupion articula candidaturas no Norte Pioneiro

De Jacarezinho
Gênesis Machado
O Deputado Federal e presidente do DEM - Paraná, Abelardo Lupion tem articulado filiações e candidaturas nos municípios do Norte Pioneiro. Como representante da região Lupion tem buscado o fortalecimento dos grupos para as eleições municipais de 2012. No último fim de semana, o parlamentar teve uma agenda com lideranças regionais, na sexta-feira (5) jantou com lideranças de Wenceslau Braz, onde o pré-candidato a prefeito Cristóvam Andraus recebeu o apoio de Lupion tanto para disputar as eleições pelo DEM ou com o apoio do partido. “Cristóvam vem trabalhando pela viabilização da sua candidatura desde que perdeu as eleições por apenas três votos em Wenceslau Braz, agora vamos trabalhar muito para que não cometamos os mesmos erros” disse Lupion.
Lupion também se reuniu com lideranças de Siqueira Campos, onde impulsionou o nome do vice-prefeito Manoel Estevam Valesque –Manezão (PMDB), que esteve na Fazenda Nelore Beka junto com o presidente da Santa Casa, João Amaral (DEM), com o Claudio Guilmo (DEM), Vereador Cezar Ricardo  Kukel -Cezão  (PSB) e Neto Barbosa (PSB). Lupion acertou apoio e convidou Manezão para ingressar no DEM para disputar as eleições pela sigla.  O vice-prefeito Manezão disse que está pronto para disputar as eleições e vai buscar a união do grupo em torno do seu nome.
Outro pré-candidato que esteve com Lupion foi o ex-prefeito de Tomazina, Luiz Farias que falou sobre a possibilidade de uma candidatura de oposição em Tomazina. Lupion lembrou que Luiz Farias além de aliado leal foi um prefeito que colocou Tomazina no caminho do crescimento e da credibilidade, pois quando prefeito administrou com seriedade pagando todas as contas da administração que o antecedeu e isso possibilitou que o município recuperasse as certidões negativas e assim ele pode trabalhar e trazer muitos recursos federais para o município. Para as próximas eleições Lupion disse que quer estreitar os laços no município para ajudar o grupo nas eleições e assim trabalhar mais por Tomazina.
Fechando a agenda pela manhã do sábado (6) Lupion ainda recebeu lideranças do Salto do Itararé, a comitiva liderada pelo ex-prefeito Selmo Adalberto de Carvalho também discutiu alianças para 2012, na oportunidade foi incentivado a disputar as eleições pelo DEM e recebeu o apoio de Lupion.
O deputado Federal Abelardo Lupion está no sexto mandato e é um dos parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional, era para ser o único o representante do Norte Pioneiro, mas na última eleição viu seu reduto ser invadido por vários outros candidatos que lhe tiraram milhares de votos do Norte Pioneiro e para prevenir-se dos pára-quedistas em 2014, Lupion deve intensificar suas políticas nos municípios a fim de fortalecer os grupos e fazer um grande número de prefeitos para chegar com muita força em 2014.  

Obras


Bona anuncia calçamento para São José da Boa Vista

De São José da Boa Vista
Gênesis Machado
O prefeito de São José da Boa Vista, Dilceu Bona (PSDB) anunciou aos moradores de três ruas o benefício das obras de canalização de rede pluvial e calçamento.  Serão mais de 500 metros linear de calçamento, os custos ainda estão sendo calculados, mas vai superar os R$ 300 mil, dinheiro da prefeitura. O prefeito Bona confirmou obras de pavimentação também na Vila Centenário, mas lá as obras ainda não começaram pela burocracia, já que serão verbas de convênios governamentais, mas até o fim do seu mandato, Bona espera estar com todas as obras prontas.
Pela manhã da segunda-feira (8) o prefeito Bona visitou as obras de calçamento na Rua Padre Isbrain, que tem 90 metros de extensão, rua que está recebendo infra-estrutura e calçamento. As melhorias na rua vêm de encontro com os pedidos dos moradores da rua que enfrentavam graves problemas nos dias de chuva. O prefeito Bona também esteve na Rua Orlando Ferreira Paz, onde falou com moradores, um deles foi o Cassemiro que disse ao prefeito que as obras na rua vão melhorar as condições de vida dos moradores, a rua tem uma extensão de aproximadamente 260 metros. Cassemiro lembrou que a falta de calçamento na rua já quase causou acidente de carro em dia de chuva, mas com as obras até as casas da região serão mais valorizadas.
As obras de calçamento devem seguir também na Rua Coronel Francisco Lopes, que é acidentada e tem difícil acesso e por isso receberá uma infra-estrutura reforçada. O morador Delei disse ao prefeito que o calçamento não só vai melhorar a estética da rua, mas vai facilitar a entrada e saída de veículos dos moradores que sofrem em dias de chuva, pois são 150 metros de rua com terreno acidentado. O prefeito Bona lembrou que aos poucos ele está realizando todos os anseios da comunidade, ele explicou que muitas coisas já foram feitas, e que o avanço foi grande em todas as áreas, mas que ainda tem muita coisa a ser feita. Bona disse que o desafio é fazer as obras de calçamento sem prejudicar os investimentos em outros setores como saúde e educação.  
O prefeito Bona também visitou a Rua José Miguel Rolim que já recebeu as melhorias. A rua que termina as margens do Rio Pescaria teve a sua extensão de aproximadamente de 150 metros toda canalizada e calçada, lá os moradores sofriam nos dias de chuva, já que as águas invadiam as casas e hoje eles podem entrar e sair de carro.