quinta-feira, 15 de julho de 2010

Coluna Mister X do dia 15 de julho de 2010


A festa
Estamos no meio do mês de julho e o frio apertou, a população siqueirense espera a Festa do Senhor Bom Jesus da Cana Verde. A praça que é usada para caminhada durante a tarde já começa a ser “reformada” para receber os barraqueiros que vem vender suas cópias de marcas famosas e seus produtos importados do Paraguai. Mas o que mais faz sucesso são os CDs e DVDs piratas que é possível comprar 5 e até 6 por R$ 10.
 Saudade
O que tem de gente falando que está com saudades do Frei Marcos não está no “gibi”.  Mas a noticias são boas, pois Frei Marcos será um dos pregadores durante a festa.
 Faltou renome
Muitos fiéis estão criticando as escalas do Frei Mauro para maioria das pregações durante a festa, os fiéis queriam um religioso de renome para o evento religioso mais importante do ano em Siqueira Campos. Tomara que o Dito Cujo não perca as horas.
 Crítica
Um cidadão desabafou com o Mister X fazendo o seguinte comentário: “Estão tirando as barracas das Ruas Minas Gerais e Estado do Rio  e vão ter mais lucro e então eu torço para que a paróquia de Siqueira Campos invista do social do município, pois o último Frei que fez uma obra social foi o Alfredo Lazaroto que construiu casas para os carentes. Agora a festa gera um receita líquida de mais de R$ 500 mil e nem as instituições filantrópicas recebem nada”,  finalizou o cidadão.
 Só depois da Festa
As campanhas políticas só devem correr as ruas de Siqueira Campos depois da Festa do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, até lá é só articulação e movimentação de bastidores e muita economia dos políticos, já que este ano as coisas vão ficar muito mais caras para os pretendentes a uma vaga para deputado, principalmente no âmbito estadual onde os escândalos de corrupção atingiram com força os deputados.
 No mesmo lado
Em Siqueira Campos as duas correntes políticas torcem pelo mesmo candidato ao governo de estado. Tanto o prefeito Luiz Antonio Liechoki (PMDB) quando o vereador Daio (PSC) e os petistas torcem e deve trabalhar forte para Osmar Dias (PDT). Eu não sei se todos sobem junto no mesmo palanque, mas a verdade é que os políticos de Siqueira Campos estão unidos em torno de um só candidato.
 Abelhão
Dizem que no Salto do Itararé o que mais tem é político abelha, que quando não está voando a toa está fazendo cera.  Vamos trabalhar gente, ta na hora de acordar e fazer alguma coisa pelo povo.
 Com certidão
As notícias são de que a prefeitura de Salto do Itararé está com todas as certidões em dia e agora vai receber recurso de todo lado e fazer da cidade um canteiro de obras. O prefeito Israel Domingos disse que agora vai trabalhar como um “louco” e fazer jus ao seu salário de dez mil reais por mês e vai trazer muitas verbas para o município. Só lembrando que essa correria só vai acontecer em 2011 porque estamos em período eleitoral e ainda tem o pós-eleitoral que ninguém consegue nada em virtude da legislação.
 Na mira
O deputado federal Alfredo Kaefer que vem tentando entrar na região, está com seu nome entre os “ficha suja” e com possibilidade de ter sua candidatura suspensa. Ele tem dois processos, por crimes eleitorais onde é acusado de compra de votos e outro por formação de quadrilha e crime contra o sistema financeiro nacional que corre em segredo de Justiça. Ele está tentando se esquivar dos processos para tentar a reeleição.
 Os processos
Alfredo Kaefer (PSDB-PR)
Inquérito 642 - crimes eleitorais
Inquérito 2589 - formação de quadrilha e crime contra o sistema financeiro nacional. Corre em segredo de Justiça.