segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Mister X 20 de Setembro


Candidatura própria
O PSC – Partido Social Cristão, deve buscar novos ares nos próximos dias, a debandada já era prevista já que o nome cortejado, o professor Bí, decidiu não filiar no partido do peixe. O vereador Daio que é articulador do partido deve ir à capital essa semana, a viagem está marcada para quarta-feira e deve retornar para Siqueira Campos, como pré-candidato a prefeito com o aval do deputado Ratinho Junior.

Tenso
Hoje ficou mais tensa a situação do PSB de Siqueira Campos, depois da notícia de que o deputado Hermas Brandão Junior, disparou vários telefonemas para lideranças do grupo da situação no fim de semana, muitos partidários da oposição que já estavam com um pé na sigla recuaram. O imbróglio deve durar até junho de 2012 nas vésperas das convenções. Mas uma coisa é certa nem o vereador Paulão e nem o Cezão deixaram a sigla, bem mesmo para compor a comissão provisória do PSD que foi enviada no fim de semana.

Guerra de Nervos
A disputa pela vaga de candidato a prefeito pelo grupo de situação fica a cada dia mais acirrada entre os principais nomes, Manezão do DEM e Dirceu Rodrigues do PSDB. Ao que tudo indica quem tiver mais nervos de aço vai chegar bem e será o candidato. De um lado está o Manezão que conta com a maioria do secretariado da prefeitura e com os líderes políticos do grupo, do outro o Dirceu Rodrigues conta com o apoio do Marlon Bonilha e do PSDB e com a velha guarda que o acompanham desde seu primeiro mandato. Mas de tudo isso uma coisa é certa, o grupo dificilmente dividirá em dois.

Começa Hoje
A programação de aniversário de 91 anos de Siqueira Campos começa hoje (terça-feira, 20) já pela manhã (10h00) o prefeito Luiz Antonio inaugura as novas instalações do Programa Mãe Siqueirense na Rua Piauí, 618 e às 16h00 será inaugurada as instalações da Escola de Costura no Parque Industrial III. As inaugurações e entregas de obras se estenderão por toda semana, serão mais de 11 milhões em obras. 

Diap


Paraná tem sete parlamentares entre os 100 mais influentes do Congresso
Cinco deles são deputados estaduais e os outros dois são os senadores Alvaro Dias e Roberto Requião

Do  Bem Paraná
Entre os 100 "Cabeças" do Congresso, há 62 deputados e 38 senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 27 nomes, detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados e o PMDB, segunda maior bancada, com 14. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 13 nomes. O Paraná tem sete parlamentares na lista: os deputados federais André Vargas (PT), Doutor Rosinha (PT), Osmar Serraglio (PMDB), Rubens Bueno (PPS) e Aberlardo Lupion (DEM), e os senadores Roberto Requião (PMDB) e Alvaro Dias (PSDB).
Além dos "Cabeças", desde a sétima edição da série, o DIAP divulga levantamento incluindo na publicação um anexo com outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida essa trajetória, estar futuramente na elite parlamentar. Nesta quesito, há dois paranaenses: Alex Canziani (PTB) e Eduardo Sciarra (PSD).
Nesta nova edição, 44 parlamentares entraram para o seleto grupo dos mais influentes do Legislativo. Destes, 13 estavam no grupo dos parlamentares em ascensão em 2010.
Participação feminina
A presença feminina entre os "Cabeças" do Congresso, em termos proporcionais, é inferior à participação da mulher no Legislativo Federal. Enquanto as mulheres representam 15,31% do Congresso (91, sendo 83 deputadas e 8 senadoras), na elite do Congresso (Câmara e Senado) elas correspondem a apenas 9% (cinco deputadas e quatro senadoras).
São as deputadas Alice Portugal (PCdoB-BA), Ana Arraes (PSB-PE), Luiza Erundina (PSB-SP) Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), Rose de Freitas (PMDB-ES) e  as senadoras  Kátia Abreu (DEM-TO), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Marta Suplicy (PT-SP) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
 
Foco de febre aftosa notificado no Paraguai mobiliza o Paraná
Foi suspenso o ingresso e trânsito de animais, produtos e subprodutos de animais suscetíveis à febre aftosa vindos do Paraguai
AEN
A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) está adotando de forma emergencial todos os procedimentos técnicos para evitar a circulação do vírus da febre aftosa no estado do Paraná. A mobilização está ocorrendo após o Estado ser comunicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre a ocorrência de um foco de febre aftosa no Paraguai, fato que foi notificado nesta segunda-feira (19) à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).
Como medida preventiva inicial, o Ministério da Agricultura suspendeu o ingresso e trânsito de animais, produtos e subprodutos de animais suscetíveis à febre aftosa vindos do Paraguai, na região de fronteira com o Brasil.O foco de febre aftosa foi identificado no departamento (estado) de San Pedro, localidade denominada Sargento Loma, que fica a cerca de 235 quilômetros de Guaíra (PR) e a 126 quilômetros da divisa com o Mato Grosso do Sul. O vírus encontrado e notificado à OIE é do tipo O, mais comum na América do Sul.
No Paraná, o departamento de Fiscalização e Defesa Sanitária da Seab está reforçando a fiscalização sobre o trânsito de animais e cargas de produtos e subprodutos de origem animal em toda a área de abrangência da fronteira com o Mato Grosso do Sul e com os países vizinhos.
Para essa região, onde estão instalados seis postos de fiscalização, a Secretaria da Agricultura está intensificando a vigilância sanitária, deslocando pessoal para as unidades onde é necessário um reforço de técnicos.
No posto de fiscalização de Foz do Iguaçu, por onde passam cargas de animais e produtos, o Ministério da Agricultura, órgão responsável pela vigilância em fronteiras internacionais, reforçou a atenção.
Mesmo assim, a Secretaria da Agricultura se prontificou a reforçar o trabalho do Ministério, inclusive com pessoal, para resguardar os interesses do Paraná e do mercado brasileiro, informa o diretor do Departamento de Fiscalização e Defesa Sanitária, Marco Antonio Teixeira Pinto.
Em outra medida preventiva, a Seab vai reforçar o rastreamento que faz nas vistorias às propriedades onde se encontram animais vindos de outros estados, principalmente do Mato Grosso do Sul. Será feita uma investigação clínica nos animais para ver se não há sintomas aparentes da doença.
Teixeira Pinto disse que o Paraná está seguindo todas as orientações para proteger o rebanho paranaense, conforme determina o Ministério da Agricultura. As mesmas recomendações foram enviadas pelo órgão federal para os demais estados que fazem fronteira com o Paraguai, como o Mato Grosso do Sul onde a área de fronteira é maior.
“Se o estado do Mato Grosso do Sul adotar todas as medidas preventivas recomendadas e a vigilância reforçada no Paraná for mantida, acredito que será possível barrar a circulação do vírus”, avalia Teixeira Pinto.
ALERTA – O governo faz um alerta a todos os produtores paranaenses para que se envolvam nessa mobilização da vigilância sanitária. As comunidades, através dos Conselhos Municipais de Sanidade (CSAs), devem auxiliar no processo de vigilância e orientação aos produtores para que evitem ou denunciem casos de trânsito irregular de animais, sem o acompanhamento da Guia de Trânsito Animal (GTA) – documento emitido pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.
Outro alerta é dirigido diretamente às pessoas que transitaram pelo Paraguai, nas áreas de foco da febre aftosa, para que evitem contato com animais em solo brasileiro.
O último foco de febre aftosa registrado no Paraná foi em 2005 e, desde então, a doença não mais se manifestou no Estado. Para manter o controle da vigilância, duas campanhas de vacinação contra a doença são realizadas todos os anos.
A Secretaria da Agricultura está adotando todos os procedimentos técnicos para pleitear nos próximos anos, junto ao Ministério da Agricultura e à OIE, o reconhecimento do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação.

Segurança Publica


Segurança Pública faz balanço de blitz de fim semana em Curitiba
Do  Bem Paraná
Foram vistoriados 2.492 veículos, 44 táxis, oito coletivos e 4.690 pessoas foram abordadas
Mais de 90 guardas municipais e 680 policiais militares participaram da Megaoperação Vida, de combate à criminalidade em Curitiba, da noite de sexta-feira (16) até este domingo (18). Foram montados 30 bloqueios policiais em pontos estratégicos da cidade. Foram vistoriados 2.492 veículos, 44 táxis, oito coletivos e 4.690 pessoas foram abordadas.
O resultado da ação foi apresentado nesta segunda-feira (19) pelo secretário estadual de Segurança Pública, Reinado de Almeida Cesar. Durante a Operação Vida foram recuperados 28 veículos, apreendidas duas armas de fogo e 33 munições, registrados 119 autos de infração, 10 flagrantes, 13 ocorrências envolvendo drogas e cumpridos 19 mandados de busca e apreensão.
O diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso, disse a operação é mais uma prova da integração de forças de segurança. “A determinação de nossos governantes é para não medirmos esforços para garantir a tranquilidade das famílias curitibanas. Esse trabalho integrado já tem dado bons resultados”, afirmou.
O comandante-geral da PM, coronel Marcos Teodoro Scheremeta, disse que este tipo de ação será frequente em Curitiba. “Esta é uma das ações de reforço no policiamento determinadas pelo plano de segurança Paraná Seguro, do Governo do Estado, que prevê diversas ações na área da segurança pública. O apoio da Guarda Municipal tem sido fundamental. É deste tipo de parceria que precisamos”, afirmou.
Além da Guarda Municipal, participaram da operação efetivos policiais integrantes dos batalhões da capital (12º, 13º, 20º BPMs), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Regimento de Polícia Montada (RPMon), Companhia de Eventos e da Escola de Formação de Oficiais (EsFO).

Assembleia dá 30 dias para aposentados comprovarem situação
Do Blog Política em Debate
A Assembleia Legislativa decidiu abrir prazo de 30 dias para que os aposentados da Casa em situação irregular apresentem documentos comprovando terem direito aos benefícios que recebem. Segundo relatório preliminar entregue hoje ao Legislativo pelo Tribunal de Contas, a maioria das aposentadorias da Casa foram concedidas sem os documentos necessários. Das 305 aposentadorias pagas hoje, somente 110 passaram pelo crivo do TC, como exige a lei. E 184 aposentadorias não tem qualquer documento de comprovação da situação funcional dos beneficiários. Há casos de um mesmo servidor que recebe duas aposentadorias da Assembleia. Outros recebem um abono natalino, que segundo o TC, é irregular, e deve ser cortado imediatamente. Além disso, servidores aposentados estariam recebendo auxílio transporte, mesmo não mais trabalhando. Segundo o presidente da Assembleia, quem não apresentar os documentos no prazo estipulado terá seus benefícios suspensos.

TCE aplica multas de R$ 4 milhões em quatro anos e meio

Nos últimos quatro anos e meio, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aplicou multas no valor de R$ 4 milhões. No período, cerca de 1.900 agentes públicos, estaduais e municipais, sofreram este tipo de sanção. Em 2011, até julho, 142 multas foram aplicadas, atingindo cerca de R$ 97 mil.
Os dados são da Diretoria de Execuções (DEX) do TCE, que aponta queda na quantidade de multas aplicadas. Entre 2007 e 2010, a redução foi de 41%. De acordo com a área técnica do Tribunal, um dos motivos da redução seria o aprimoramento das práticas administrativas dos gestores públicos.
Há quatro anos, foram aplicadas 547 multas, atingindo cerca de R$ 3,2 milhões. Em 2008, 454 agentes públicos foram multados, num total de R$ 572 mil. Em 2009 houve um pequeno aumento: 491 multados, num montante de R$ 242 mil. A tendência de queda, porém, voltou no ano passado, quando 322 multas foram aplicadas, somando pouco mais de R$ 133 mil. Entre 2007 e 2010, o montante chega a R$ 4,147 milhões.
O Tribunal tem aplicado anualmente, em média, 470 multas a agentes públicos. Os motivos mais comuns são atraso na prestação das contas, danos causados ao erário e infrações fiscais. Esta, no entanto, é apenas uma espécie de penalidade aplicada pelo órgão. A ela somam-se a determinação da devolução de recursos públicos, a denúncia por improbidade administrativa ao Ministério Público e o pedido de intervenção, no caso de prefeito, dentre outras.
A aplicação de multas segue a Lei Orgânica e o Regimento Interno do TCE e varia, no caso das administrativas, entre R$ 100,00 e R$ 2 mil. Elas também podem ser arbitradas proporcionalmente ao dano provocado ao erário. As multas de menor valor se referem ao atraso na prestação de contas. As mais vultosas, à nomeação ou contratação sem a realização de concurso público, não realização de objeto de convênio, auxílio e subvenção ou realização de obra de construção civil sem observação à norma técnica e à legislação profissional, fiscal, previdenciária e trabalhista.

Esporte


Neymar nega ter acordo fechado e garante permanência

  Da  Agência Estado
Mais uma vez em meio a uma onda de rumores a respeito de uma possível saída do Santos, o atacante Neymar convocou uma entrevista coletiva nesta segunda-feira, no CT Rei Pelé, para mais uma vez negar que já tenha acertado a sua transferência para o futebol europeu. Como de costume, o jogador afirmou estar feliz no clube alvinegro e garantiu que ficará para o centenário do Santos, em 14 de abril do ano que vem.
"Vou ficar no Santos. Não saio na próxima janela (de transferências internacionais, em janeiro) e, se depender de mim, vou continuar aqui por muito tempo", disse Neymar. O jovem craque, quando perguntado sobre garantias de que ficaria até depois dos Jogos Olímpicos de Londres, entre julho e agosto do ano que vem, porém, foi evasivo. "Não sei nem garantir se vou jogar amanhã. Daqui um ano, um ano e meio então... não tem como garantir isso."
Para justificar a decisão pela permanência em Santos, Neymar novamente recorreu à sua satisfação em jogar no clube onde foi formado e no qual mantém muitos amigos. "Não tenho por que sair. A felicidade é o que importa. Um dia vai acabar se distanciado (os amigos), mas eu estando feliz aqui é o que mais pesa."
Assim como já havia feito ao fim do clássico contra o Corinthians, domingo, Neymar voltou a negar que os exames que realizou no Hospital São Luiz, sábado, fizessem parte do procedimento para assinar contrato com o Real Madrid. Segundo ele, trata-se de assuntos de família.
Desejado por Barcelona e Real Madrid, clubes que já fizeram propostas oficiais e que não veem problema em aguardar o craque até o início da próxima temporada, Neymar revelou que tem conhecimento das negociações. "Sei de tudo. Meu pai sempre está por dentro de tudo, toma conta da minha carreira. Eu e ele somos quem decidimos tudo. Ele me passa as coisas que passam pra ele. Minha família sempre foi muito unida, a gente que toma conta de tudo", assegurou o jogador, que também negou que mentiria se tivesse que esconder um acordo prévio para deixar o Santos. "Não sou um cara que gosta de mentir. Já tive muitos problemas, esclareci tudo, não tem por que esconder."
Neymar também não descartou a possibilidade de seguir jogando pelo Santos até a Copa do Mundo de 2014, quando o Mundial será realizado no Brasil. "O que pesa é a felicidade. Estou feliz aqui e não tem por que sair. Se estiver feliz até lá, quem sabe vou ficando mais tempo".

R10 vai embora mancando, mas não relata dores
Camisa 10 chegou 13 minutos depois do treino ter iniciado o treino desta segunda-feira, no Ninho do Urubu

Do LANCEPRESS
Mais uma notícia ruim para o torcedor do Flamengo nesta segunda-feira. Depois de chegar 13 minutos atrasado ao treino no dia seguinte ao empate em 1 a 1 com o Botafogo, Ronaldinho Gaúcho deixou o CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande, mancando com dor na coxa esquerda.
Apesar disso, o departamento médico do clube informou que o camisa 10 não se queixou de nenhuma dor na região durante as atividades. O Flamengo ainda não divulgou oficialmente a lesão do jogador.

Mano convocará Seleção para amistosos na quinta
Treinador divulgará lista junto a do Superclássico das Américas

Do LANCENET
CBF confirmou nesta segunda-feira que a convocação do técnico Mano Menezes na próxima quinta-feira não será apenas para o segundo jogo do Superclássico das Américas, contra a Argentina. O treinador da Seleção Brasileira também divulgará uma segunda lista, visando os amistosos contra Costa Rica e México.
A primeira convocação será só de jogadores que atuam no Brasil. Os "estrangeiros" estarão de volta à relação do treinador da Seleção para as partidas amistosas, que vão acontecer nos dias 7 e 11 de outubro. O duelo com a Costa Rica será na capital San José. Contra o México, a partida será na cidade de Torreón.
No primeiro jogo do Superclássico das Américas, realizado em Córdoba (ARG), Brasil e Argentina empataram sem gols. O troféu do torneio amistoso será entregue à equipe vencedora no próximo dia 28, numa quarta-feira, em Belém.
 
Edmundo recusa convite para
 enfrentar Fla
Para a Band, ex-atacante afirmou que Dinamite o teria chamado para se despedir dos gramados na última rodada do Brasileiro
Do Band.com.br
O ex-jogador Edmundo recusou o convite de Roberto Dinamite, presidente do Vasco, para atuar no último jogo do time cruz-maltino no Campeonato Brasileiro deste ano, que seria o clássico com o Flamengo e sua despedida dos gramados.  Ele revelou, na tarde desta segunda-feira, ao participar do programa São Paulo Acontece, da Band.
Segundo a assessoria de Edmundo, a recusa do ex-jogador ao convite foi por se tratar de uma partida que poderá ser decisiva tanto para o Vasco quanto para o Flamengo e ele não acha justo participar de um jogo como esse, já que não atua há muito tempo e está fora de forma. O convite teria sido feito há aproximadamente dois meses e as partes envolvidas estão estudando uma nova data.
A última vez que o ex-atacante jogou uma partida oficial foi pelo Vasco, em 2008, ano em que o clube de São Januário foi rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2011, logo depois da conquista da Copa do Brasil, Roberto Dinamite fez o convite a Edmundo para realizar a despedida do Animal dos campos e ele aceitou, mas sem definição quanto ao jogo.
Desde que se aposentou, Edmundo é comentarista e participou de algumas partidas de showbol, evento que reúne ex-jogadores em partidas realizadas em gramado society e com regras diferentes das do futebol.

Comentarista chama de Kaká é
“tomador de vinho”
Num campeonato que tem apenas dois times brigando pelo título, a derrota do Real Madrid para o Levante provocou um tsunami na Espanha. Tomás Roncero, comentarista e editor-chefe do jornal Ás, tentou encontrar explicação para o desastre do fim de semana. E acabou sobrando para o brasileiro Kaká, que, foi titular, deixando Cristiano Ronaldo no banco:

Sin excusas. El Madrid fue una sombra siniestra y triste que deambuló por el Ciutat de Valencia como un equipo sin alma, sin orden táctico, sin ambición y sin fútbol… Que juegue Kaká de titular es una concesión temeraria cuando encima no tienes a Cristiano en el campo. Kaká está para sopitas y buen vino. O para quince minutos, exprésenlo como quieran.

Traduzindo para o bom portunhol, o comentarista resume Kaká – eleito pela Fifa em 2007 o melhor jogador do mundo e comprado pelo Real Madrid por 65 milhões de euros – como um bon vivant, tomador de sopinhas e de vinho. E que, no máximo, só pode jogar 15 minutos, quando o jogo já estiver decidido.
Kaká não aceita conselhos e insiste em continuar no Real Madrid, onde já não é respeitado por ninguém.