quinta-feira, 28 de março de 2013

Coluna Mister X


Economia lenta

Foi aprovada em segundo turno no Senado, terça-feira (26), a proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC das Domésticas, que amplia direitos das empregadas domésticas. O texto já foi aprovado pela Câmara, e só precisa ser promulgado pelo Congresso para começar a valer. O  mercado de trabalho perdeu 25 mil empregadas domésticas em fevereiro, diz IBGE. Rendimento da categoria, porém, foi o que mais aumentou em 12 meses. Queda na ocupação e aumento dos inativos mostra ritmo lento na economia.
.
IAP
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) investiu R$ 211 mil, com recursos de compensação ambiental, na aquisição de 100 novos equipamentos para auxiliar na manutenção das Unidades de Conservação do Estado. Os gerentes das unidades receberão os equipamentos nos próximos dias. Serão diretamente beneficiados 15 escritórios regionais do IAP e 37 unidades de conservação. O novo maquinário é composto de roçadeiras, motosseras, lavadoras de pressão, bombas extintoras, entre outros.
Reforçando a frota…
No início desta semana o governador Beto Richa entregou 302 novas viaturas para reforçar as frotas das polícias Civil e Militar do Paraná. 208 viaturas são destinadas à PM e 94 contemplam o Departamento de Polícia Civil.
O 2º Batalhão da Polícia Militar em Jacarezinho e o 18º Batalhão em Cornélio Procópio receberão as viaturas que serão repassadas, dos batalhões, para os municípios de suas jurisdições.
…Continuando
O deputado estadual Pedro Lupion (Democratas) participou da solenidade de entrega dos veículos. Seis municípios foram contemplados com os novos veículos. Jacarezinho, Ibaiti, Santo Antônio da Platina, Cornélio Procópio, Apucarana e São Sebastião da Amoreira, municípios da base de atuação do parlamentar no Norte Pioneiro

Piscicultura
Um novo projeto para ampliar as atividades da piscicultura no Norte Pioneiro do Paraná será apresentado ao ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, que estará no Estado nos dias 18 e 19 de abril. No encontro realizado na Secretaria de Agricultura e do Abastecimento ficou acertado que serão incluídas na proposta de trabalho temas ligados diretamente à produção em áreas de represas da região, assim como em tanques escavados.
Procurador-geral da República
Os quatro candidatos a procurador-geral da República deverão participar de cinco debates até a votação marcada para o dia 17 de abril.Os concorrentes Deborah Duprat, Ela Wiecko, Sandra Cureau e Rodrigo Janot irão participar de uma eleição entre os procuradores, que irá definir uma lista de três nomes.

  • Inflação
A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve chegar a 5,7%, este ano. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Banco Central (BC), no Relatório de Inflação, divulgado trimestralmente. A projeção está 0,9 ponto percentual acima da previsão de dezembro.

Rendeu indenização
O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) ganhou na Justiça uma indenização de R$ 1 mil pela publicação do livro A Privataria Tucana, do jornalista Amaury Ribeiro Júnior. A obra, lançada em 2010, apresenta documentos que comprovariam a prática de lavagem de dinheiro e pagamento de propina na gestão tucana, com enfoque em José Serra, que era ministro do Planejamento na época e foi citado como um dos supostos beneficiários de esquema. O autor do livro e a editora Geração Editorial foram condenados