terça-feira, 5 de março de 2013

Coluna Mister X


Limpeza Pública
A prefeitura de Siqueira Campos vem se desdobrando para limpar a cidade, tanto na retirada de entulhos, como matos que estavam invadindo as ruas e calçadas da cidade. Outro ponto positivo que vem sendo discutido internamente é a limpeza dos terrenos “baldios”. Segundo especulações a prefeitura estuda aplicar as leis que já existem, ou seja, a prefeitura faz a limpeza nesses lotes que estão criando matos e animais peçonhentos e notifica o dono sobre uma multa e caso não seja paga a multa será cobrada no IPTU.
 Rigidez
A vigilância Sanitária de Siqueira Campos está cada vez mais rígida, e com razão, pois envolve a saúde das pessoas. As fiscalizações vão continuar e então é aconselhável que aqueles que não estiverem dentro das normas se regularizem.
 Planos de saúde terão que justificar negativa de atendimento por escrito
 Operadoras de planos de saúde vão ter que justificar por escrito qualquer tipo de negativa de atendimento caso o serviço seja solicitado pelo beneficiário. A resposta, em linguagem clara, deverá ser enviada por correspondência ou por meio eletrônico em até 48 horas. A norma foi anunciada ontem (5) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em parceria com o Ministério da Saúde.  
Subsecretária da ONU diz que mundo tem lições para aprender com o Brasil
A subsecretária-geral para Assuntos Humanitários das Nações Unidas, Valerie Amos, disse ontem (5) que os programas sociais, desenvolvidos no Brasil, são exemplos para o restante do mundo. Para ela, é fundamental compartilhar as experiências brasileiras na tentativa de erradicar a pobreza e desenvolver a agricultura no mundo.
 Copom se reúne para avaliar taxa básica de juros
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) iniciou ontem (5) à tarde a segunda reunião do ano. O objetivo é avaliar os rumos da política econômica no Brasil e no exterior, com vistas a alterar, se necessário, a taxa básica de juros (Selic) que está em 7,25% ao ano desde outubro de 2012 – o menor patamar desde a criação do Copom, em junho de 1996.
    Crianças participam de 80% das decisões de compra da família, aponta instituto
As crianças chegam a participar de 80% das decisões de compra em uma família - do vestido da mãe ao carro, apontam dados estatísticos do Instituto Alana, organização sem fins lucrativos voltado ao direito das crianças e dos adolescentes. Levantamento do instituto indica que, em 60% das compras de automóveis, por exemplo, as crianças são consultadas. Os dados foram apresentados ontem (5) na abertura dos seminários Infância e Comunicação: Marcos Legais e Políticas Públicas, na Câmara dos Deputados.
    Combate a miséria extrema e pobreza
O Plano Brasil sem Miséria vai servir de base para o Banco Mundial e os países parceiros produzirem e compartilharem conhecimento sobre a implementação de políticas públicas. Lançada ontem (5), a Iniciativa de Conhecimento e Inovação para a Redução da Pobreza vai disseminar experiências como a brasileira em âmbito nacional e internacional.
 licença-maternidade
Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, na próxima sexta-feira (8), a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, disse que o Parlamento brasileiro dará um passo à frente caso aprove a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 30/07. Atualmente, o governo federal e alguns governos estaduais já adotam a licença-maternidade de seis meses, em vez de quatro meses. A ministra também destacou a importância da proibição da demissão sem justa causa da trabalhadora pelo período de sete meses após o parto ou a adoção, conforme prevê a PEC 515/10, que tramita em conjunto com a PEC 30/07.
  Venda de veículos tem queda de 25% em fevereiro, mostra Fenabrave
A quantidade de veículos vendidos no país, no mês de fevereiro, apresentou uma queda de 25,05% na comparação o total comercializado em janeiro, de acordo com balanço divulgado ontem (5) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No primeiro mês do ano, haviam sido vendidos 296,8 mil veículos. Já na comparação com fevereiro do ano passado, o levantamento apontou retração de 5,65%.
 Vendas de material de construção caem 7% de janeiro para fevereiro
As vendas de materiais de construção encolheram, em fevereiro, com queda de 7% em relação a janeiro e 4% na comparação com igual período do ano passado. Houve expansão apenas no segmento de iluminação (1%). Os melhores desempenhos do país ocorreram nas regiões Centro-Oeste e Norte, onde um terço dos estabelecimentos conseguiu ampliar os negócios, com taxas variando entre 13 e 15%. Já no Sudeste houve redução de 1%.