segunda-feira, 13 de maio de 2013

Coluna Mister X 14/05/2013

 http://www.correionoticias.com.br/site/wp-content/uploads/2013/02/misterx.jpg

Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração. 
(Salmos 100:5)

Enem

As inscrições para o Enem deste ano já estão abertas. O prazo começou ontem, e vai até o dia 27 de maio. Os interessados em fazer a prova devem se inscrever pela internet, no site do exame. O conjunto de provas será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todo o Brasil. Segundo o Ministério da Educação, o Enem 2013 será mais rigoroso que a edição passada.

Portos
O governo federal está mobilizando os ministros para agilizar a aprovação da Medida Provisória (MP) 595/2012, conhecida como MP dos Portos, que terá o prazo de validade vencido nesta quinta-feira. A MP estabelece novo marco regulatório para a concessão de terminais portuários à iniciativa privada e precisa ser votada na Câmara dos Deputados e no Senado antes desse prazo.

Epidemia de obesidade

Em um país onde 49% da população está acima do peso, de acordo com a última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), do IBGE, são várias as estratégias pensadas por governos, associações médicas e até parlamentares para tentar barrar a epidemia de obesidade. No Paraná, um projeto de lei que está em votação na Assembleia Legislativa quer exigir que os restaurantes tragam em seus cardápios informações sobre a quantidade de calorias de cada alimento. O objetivo é dar ciência aos consumidores sobre o quanto de energia estão consumindo e, por tabela, até mesmo convencê-los a comer menos e melhor.

Agricultura Familiar

A presidenta Dilma Rousseff disse ontem (13) que o governo federal vai aumentar o limite de compras de alimentos da agricultura familiar. No programa semanal Café com a Presidenta, ela lembrou que, em 2003, quando começou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o governo comprava até R$ 2,5 mil de cada agricultor familiar por ano. Atualmente, o limite está em R$ 4, 8 mil e deve aumentar ainda mais a partir de junho. Ainda de acordo com a presidenta, o número de agricultores familiares atendidos cresceu 20% no governo Dilma e chega a quase 200 mil.
Combater a fome com insetos?
Um relatório das Nações Unidas divulgado ontem (13) destacou a importância do papel dos insetos comestíveis na luta contra a fome no mundo.O estudo, conduzido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), estimou que 2 bilhões de pessoas no planeta já complementam suas dietas com insetos, tais como besouros, gafanhotos e formigas.
Reajuste
 O governador Beto Richa autorizou a concessão de reajuste salarial de 6,49% aos servidores públicos do Paraná. Os valores serão aplicados sobre a remuneração total, englobando todas as gratificações, e não apenas sobre o vencimento básico do funcionalismo. Os funcionários com contrato de regime especial (PSS) são abrangidos pelo reajuste, mas os cargos em comissão não terão qualquer reposição.
Recorde
No Paraná, a 5ª Conferência Estadual das Cidades, que será realizada em Foz do Iguaçu de 13 a 15 de agosto, conta com o maior número de participação de municípios entre todos os Estados do País. Já estão consolidadas as presenças de 317 municípios e 2.468 delegados. Esta Conferência, no Paraná, é considerada a maior da história de todas as já realizadas até hoje.