quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Má administração


Salto do Itararé: uma administração em ruínas

Da Redação
 A administração do prefeito de Salto do Itararé, Israel Domingos (PDT), encontra sérios problemas de gestão e aceitação popular. Os problemas podem ser percebidos claramente por qualquer um que visita o município.
Após uma série de denuncias e reclamações de moradores e lideranças políticas de Salto do Itararé a equipe de reportagem do CN visitou o município e pode constatar uma grande diversidade de problemas em praticamente todas as esferas que dizem respeito à administração municipal.
Uma das principais reclamações dos moradores é no que diz respeito ao Centro de Saúde da Criança e da Mulher, que foi “inaugurado” com festa, mas nunca chegou a abrir as portas. “Já nem lembro mais quando construíram isso, mas nunca funcionou. É dinheiro público jogado fora”, afirma uma senhora de idade que mora próximo à clínica e que preferiu não ter o nome revelado.
Uma rua com esgoto a céu aberto é outro problema que gerou reclamações junto à reportagem do CN. O fato, por si só, já seria aterrorizante. Mas como se não bastasse, ainda há o agravante do esgoto a céu aberto correr pela rua da APAE de Salto do Itararé, praticamente em frente à escola de alunos especiais, assim obrigados a conviver com o mau cheiro e o risco de doenças.
E esse não é o único problema que pode ser visto nas ruas saltenses. Entulhos, restos de podas de árvores e diversos tipos de refugos de moradores e comércios são encontrados pelas ruas, o que compromete imensamente a saúde pública do município.
Uma situação que também vale destaque é a do Estádio Municipal José Odayr. O campo do estádio foi usado para a realização de um rodeio em dezembro do ano passado. O gramado ficou completamente destruído após o evento e até agora, quase nove meses depois, não houve nenhum tipo de reparo. O estádio que antigamente era referência regional hoje se encontra num triste estado de total abandono.
Outra reclamação geral é sobre a estagnação econômica do município. Comerciantes reclamam da falta de movimento e da falta de políticas públicas para atrair novas empresas para o município e conquistar novos meios de geração de renda. “Salto do Itararé está cada vez pior. Paramos no tempo e se continuar desse jeito a cidade vai fechar”, ironiza um comerciante.
Mas o pior de tudo, sem dúvida, são os rumores que atingem a honestidade da administração do prefeito Israel. Um prédio público teria sido cedido a uma lanchonete sem nenhum bônus para a prefeitura ou para o município.
Vizinhos de uma propriedade rural que supostamente seria de posse de Israel Domingos afirmam que caminhões e máquinas da prefeitura trabalharam no local na derrubada e transporte de uma plantação de eucaliptos – trabalho esse que em nada contribui para a população saltense e, se confirmado, caracteriza-se como uso de bens públicos para benefícios particulares.
A reportagem passou pela câmara de vereadores do município onde a reclamação foi contra a falta de transparência da administração municipal, que não tem prestado conta devidamente de todos os gastos e ganhos da prefeitura.
O prefeito Israel Domingos foi procurado mas não estava em Salto do Itararé no dia da reportagem. No entanto, no dever de buscar a informação verdadeira, o jornal Correio do Norte abre espaço para que o prefeito esclareça as acusações e informe seus eleitores sobre todas as reclamações citadas na matéria. 

 
Esgoto a céu aberto próximo a APAE põe em risco alunos e moradores vizinhos



 Ruínas: casa abandonada reflete a estagnação econômica do município 

 Árvores cortadas e entulhos podem ser facilmente encontrados pelas ruas de Salto do Itararé

 
Propriedade rural onde o maquinário da prefeitura teria realizado trabalhos com fins particulares 

 
Centro de Saúde da Mulher e da Criança foi inaugurado mas nunca funcionou