quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Coluna Mister X- 9-11-2010


“A obra”
O prefeito Luiz Antonio Liechocki e chefe da Sanepar local, Soraia Manoel, junto com lideranças locais fizeram o lançamento das obras da construção da nova estação e tratamento de esgoto. Mesmo com várias obras em andamento, o prefeito Luiz Antonio Liechocki, disse que esta será a obra do mandato, ou seja, a obra que vai marcar sua administração. A obra depois de pronta custará cerca de 8 milhões de reais.
Regulamentada
A cobrança da taxa do lixo através da Sanepar foi regulamentada pelos vereadores, o projeto que tinha sido rejeitado alguns dias atrás agora foi aprovado e deve começar a valer nos próximos dias. Mas ainda há dúvidas se já pode cobrar mesmo, tem gente chiando e reclamando que não tem ciência do novo código tributário, que foi tornado público somente a súmula da lei, outra lei que deve gerar mais polêmica é a do Plano Diretor que também foram  publicadas apenas as súmulas e isso ainda pode gerar muitas discussões já que ainda há vários pedidos de loteamento em andamento.
 Eleição na Câmara
Divisão a vista, ou seja, o grupo de situação pode rachar em dois ou em três, pelo menos para a eleição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores que comandará a casa nos próximos dois anos. O vereador Cezão já anunciou que é candidato para ganhar ou para perder, nos bastidores corre também a candidatura de Dirceu Capivara também da base aliada e na espreita esperando o desfecho ainda tem a terceira candidatura, a da oposição encabeçada por Daio. O que tudo indica é que pode ter mesmo disputa.
 Sem clima
Esta semana, a chamada “Ala do Bem” do PT local reafirmou que estão sim procurando e buscando um nome para disputar as eleições de 2012, mas desta vez a procura está limitada a membros do próprio partido. Segundo alguns membros quase todo mundo tem chances de ser representante, digo quase todo mundo porque só apresentaram uma objeção, a do atual presidente do partido. A “Ala do Bem” disse que ele já tinha pedido o boné, ou seja, renunciado ao cargo de presidente da sigla e depois voltado atrás, mas que agora não faz diferença já que Aloisio Guerra não tem o comando do partido então é voto vencido. Só lembrando, eu não invento coisas eu apenas narro os fatos.
 Articulações
Ainda falta praticamente dois anos para o fim do mandato do prefeito Luiz Antonio, mas nos bastidores há muita movimentação para a sucessão. O vereador Paulo leite dos Santos disse ontem ao Mister X que também está na disputa e pronto para a empreitada e articula um grande reunião com lideranças e partidários para discutir o assunto.
Na pasta
Como o Mister X já tinha anunciado, o novo dono da pasta de saúde é mesmo Elcio Junior, ele já está em ação no setor e está provando que é um dos assessores mais polivalente que se encaixa em todos os setores. 
 Pronto
Uma das grandes promessas na Assembléia Legislativa o deputado Pedro Lupion, disse ao Mister X que está acompanhando as nomeações do novo secretariado do governador eleito Beto Richa, o jovem político reafirmou seu compromisso com a boa política e agradeceu a confiança nele depositada pelos eleitores do Norte Pioneiro.
 Ministérios
As expectativas eram maiores, ou seja, que Osmar Dias e Orlando Pesutti, também ocupassem ministérios, mas ao que parece as promessas não vingaram e quem vai continuar é o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo que terá outra função no governo, será Ministro das Comunicações. O caminho para Bernardo não será fácil, pois tem duas grandes tarefas, a de organizar novas licitações na área de banda larga e resolver a questão dos Correios.