domingo, 12 de junho de 2011

Mister X 13 de Junho


Reunião com Manezão
O atual vice-prefeito e pré-candidato a prefeito, Manoel Estevam Velasque (Manezão) se reuniu com lideranças políticas de Siqueira Campos a fim de discutir as eleições de 2012.  Manezão disse que está abrindo mão do PSDB, partido com qual pretendia disputar as próximas eleições, ele também informou que deve deixar o PMDB, e já tem convite de vários partidos confiáveis para ingressar e ser candidato. Na reunião Manezão deixou claro que aceita discutir a avaliar o melhor nome desde que seja consenso da maioria do grupo, pois contrário se for com imposição de outro nome ele será candidato também rachando o grupo de vez. Explicando- Há movimentação de minoria para impor a candidatura de Dirceu Rodrigues sem uma ampla discussão do grupo, e este o caso a que Manezão se referiu. 

À surdina
O deputado federal Alex Cansiani (PTB) e o deputado estadual, Luiz Claudio Romanelli (PMDB) estiveram reunidos em Siqueira Campos, junto com o ex-prefeito Dirceu Rodrigues e o vereador Paulo Leite. A reunião que o prefeito Luiz Antonio também participou ocorreu na casa de um dos diretores do Grupo Tork na sexta-feira (10). O assunto é a sucessão municipal e as articulações foram em cima do nome do ex-prefeito Dirceu Rodrigues que é analisado e avaliado em virtude das suas pendências com o Tribunal de Contas do Paraná.

Traição?
Se não for traição é pelo menos ingratidão. Correu como um rastilho de pólvora as notícias que os deputados que o vice-prefeito Manezão ajudou a se eleger estaria na cidade para articular a candidatura de suposto “adversário” político na última eleição já que Dirceu Rodrigues trabalhou para outro candidato a deputado e governador. O jantar político nem tinha terminado ainda quando várias lideranças avaliavam o acontecimento como um racha do grupo. Manezão já tinha levado um “rodo” do Beto Richa que não honrou os compromissos políticos ao lhe tirar o PSDB e agora os deputados para quem tanto trabalhou, mas por outro lado está fortalecido dentro de um forte bloco que quer ele candidato com o apoio de uma ala da oposição.

Outro Grupo
Amigos, familiares e lideranças políticas que estavam fora do eixo político estão engrossando o cordão para lançar o professor Bi, ou melhor, Fabiano para prefeito em 2012. O chamado grupo emergente estuda a possibilidade de uma terceira ou quarta candidatura em Siqueira Campos em 2012. Os políticos antigos que não abram o olho que os emergentes ainda podem derrubar a todos.

Resolvendo
Nos últimos dias deu para notar que uma equipe de trabalho da prefeitura está resolvendo, ou seja, tapando os buracos na cidade. Aqueles pequenos buracos que incomodam muita gente agora estão tendo uma solução. O “salvador da pátria” é o Marião da Dengue e sua equipe, que continuem assim e não pare, senão o povo reclama novamente.

Adaptação


Emissoras de TV terão que exibir programas adaptados para deficientes visuais

Da Gazeta do Povo
 Emissoras licenciadas para transmitir com o sinal digital terão que passar a apresentar pelo menos duas horas semanais de produções adaptadas para o público com alguma deficiência visual ou intelectual
 O filme começa e na tela da tv ou do cinema surge a imagem de um casal entrando de mãos dadas e em silêncio em um hotel. Embora fundamental para a compreensão da história, a cena não pode ser acompanhada por milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência visual porque não contém qualquer diálogo ou descrição sonora.
 Para suprir essa lacuna que impede que parte da população acompanhe e entenda perfeitamente um filme, telenovela e quase todos os programas televisivos, as emissoras de TV já licenciadas para transmitir com o sinal digital terão que passar a apresentar pelo menos duas horas semanais de produções adaptadas para o público com alguma deficiência visual ou intelectual.
 A obrigatoriedade entra em vigor no próximo dia 1º de julho, em cumprimento a uma portaria publicada pelo Ministério das Comunicações em 2006, estabelecendo que as empresas geradoras (as chamadas cabeças de rede) terão que veicular o mínimo exigido de programas com o recurso da audiodescrição. O prazo para que as emissoras se adaptem e cumpram a determinação já foi prorrogado duas vezes pelo próprio ministério, que, desta vez, garante que não haverá novos adiamentos.

Novo partido


Marina pode deixar PV para abrir Partido da Causa Ecológica

Da Folha.com – por Mônica Bergamo
 A ex-ministra Marina Silva tem discutido abertamente com interlocutores a possibilidade de sair do PV (Partido Verde) em breve. A ex-presidenciável estuda deixar a legenda para ter liberdade de apoiar candidatos de agremiações diversas em 2012. E, mais para a frente, montar um novo partido -batizado temporariamente de Partido da Causa Ecológica.
O ex-deputado Fábio Feldman, ligado a Marina e candidato ao governo de SP em 2010 pelo PV, será um dos primeiros a deixar a legenda, antes mesmo da ex-ministra.

Irregularidades


Eduardo Requião terá
que devolver R$ 11,3 milhões

Do Blog Política em debate -por Ivan Santos

O Tribunal de Contas (TC-PR) reprovou ontem as contas da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), relativas ao exercício de 2004. A proposta de voto apresentada pelo relator do processo, auditor Ivens Linhares, e aprovada na sessão Plenária da Corte na tarde deontem por quatro votos a dois, apontou cinco irregularidades graves durante a gestão do administrador da autarquia à época, Eduardo Requião, irmão do ex-governador e senador Roberto Requião. O gestor terá de devolver R$ 11,3 milhões aos cofres públicos.
 Entre os motivos que levaram à desaprovação das contas está a dispensa de licitação na contratação de obras, além de aditivos contratuais em serviços sob responsabilidade da empresa Guindastes Rieg. A decisão resultou no pagamento de valores excedentes à contratada, por serviços não prestados, referentes à execução das obras civis para atender à certificação do Código Internacional de Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS – Code).
 Em seu relato, o auditor Ivens Linhares também apontou a falta de registro regular e recolhimento de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) relativa a obras no Porto de Paranaguá. Outro problema foi a ilegalidade e ofensa aos princípios da moralidade, economicidade e eficiência na celebração de acordo judicial com a empresa Bandeirantes Dragagem e Construção Limitada. O fato acarretou pagamentos indevidos por serviços que não foram satisfatoriamente prestados, com acréscimo dos encargos moratórios sem aplicação de sanções contratuais nem o desconto dos prejuízos sofridos pela autarquia.
 Divergências entre os saldos dos extratos bancários em 31 de dezembro de 2004 e os saldos apresentados no balancete da APPA também foram assinalados. Finalmente, metas físicas relativas a obras e investimentos não foram atingidas. Este é o caso do aprofundamento do canal de acesso (dragagem), ampliação de terminais e do cais público, concretagem de vias de acesso, implantação de controle de acesso, de infraestrutura de informática e automação, além de obras de construção no porto.
 Cópia dos autos será remetida aos Ministérios Públicos Estadual e Federal, bem como aos Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura e de Contabilidade. O relatório do TC registra 11 ressalvas – relativas a irregularidades de caráter formal, que envolvem vícios de competência e não implicam em dano ao erário – e uma determinação. Esta ordena que seja observado, com maior rigor, o prazo de vigência das Comissões Permanentes de Licitação e os procedimentos previstos na Lei das Licitações.

Efeito Gleisi faz Beto Richa mudar o tom

Celso Nascimento/Gazeta do Povo
O tom da fala do governador Beto Richa enaltecendo a nomeação da senadora Gleisi Hoffmann para a Casa Civil pode revelar mais do que a civilidade litúrgica. Segundo ele, a presença de Gleisi no coração do poder é um fator facilitador para boas relações com o governo federal. Perfeito. Mas, na cabeça do governador certamente estava presente outra realidade com a qual já está lidando.
Esta outra realidade é o fato de que ficou ainda mais inevitável a hipótese de que Gleisi será sua adversária na eleição de 2014, quando Beto se apresentará para a reeleição. Vitaminada pela experiência no Executivo federal e pelo apoio que lhe dispensarão Dilma e a máquina do governo, Gleisi se tornou uma ameaça ainda maior.
 Principalmente, também, se ela ajudar a eleger Gustavo Fruet prefeito em 2012 e o tiver como aliado em 2014. Trata-se de uma estratégia de aproximação com o ex-deputado tucano que já estava em curso há pelo menos dois meses, quando ficou clara a impossibilidade de ele ser lançado pelo próprio partido, o PSDB, que, pela vontade de Beto, deveria apoiar a reeleição do prefeito Luciano Ducci.
Sem vez no PSDB, Gustavo não só busca outra legenda como costura uma aliança que inclui o PT, partido dos fortes ministros Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo. Conversas mais concretas se darão nos próximos dias em Brasília.
Os lances deste xadrez, portanto, estão em pleno curso. O que já obrigou Beto a mudar o tom que dispensava a Gustavo: em entrevista, passou a admitir lançá-lo candidato pelo PSDB, sem, contudo, negar apoio a Luciano Ducci