terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ChuvaS


Minas Gerais com 52 municípios em situação de emergência
9.365 pessoas estão desalojadas (tiveram de deixar as casas) e 404 estão desabrigadas (perderam a casa)
Subiu para 52 o número de municípios em situação de emergência por causa da chuva em Minas Gerais. Até o momento, 9.365 pessoas estão desalojadas (tiveram de deixar as casas) e 404 estão desabrigadas (perderam a casa). A Defesa Civil no estado contabiliza, ainda, quatro mortos e um desaparecido.
Na madrugada dessa terça-feira (3), a Rodoviária Municipal de Ouro Preto foi atingida por um grande deslizamento de terra e parte da estrutura desabou. Dois taxistas que estavam dentro de carros foram soterrados. A morte de um deles foi confirmada.
Nessa segunda-feira (2) a chuva causou muita inundação em diversos municípios mineiros. Pelo menos duas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte ficaram alagados. Em Itabirito, o rio que tem o mesmo nome da cidade transbordou e, em Brumadinho, o nível do Rio Paraopeba subiu, atingindo várias localidades.
Diversas cidades na região da Zona da Mata também foram atingidas pela chuva. Em Guidoval, houve aumento brusco dos níveis dos córregos e rios, inundando grande parte do município. A rede de telefonia foi toda afetada, deixando os moradores sem comunicação.
Em Ubá, os bairros centrais foram afetados por alagamentos e deslizamentos de encostas afetando parte do sistema de abastecimento de água.
A chuva vai continuar na região. Segundo a Defesa Civil, o tempo permanece nublado com pancadas de chuva, pelo menos, até sexta-feira (6).


Grandes liquidações também exigem pesquisa de preço
Consumidores são levados por compras de impulso, sem adotar como precaução a pesquisa de preços entre as lojas
Algumas grandes redes de varejo realizam, nos próximos dias, as chamadas liquidações anuais, prometendo descontos de até 70% em produtos como televisores, aparelhos de som, fogões, geladeiras, utensílios para cozinha. Em razão disso, o Procon/PR dá algumas dicas que podem ajudar os consumidores.
É importante que o consumidor pesquise antes de comprar. De acordo com a coordenadora do Procon/PR, Claudia Silvano, os consumidores são levados por compras de impulso, sem adotar como precaução a pesquisa de preços entre as lojas. “Muitos consumidores, ao verem as chamadas como, por exemplo, ‘liquidação’, ‘queima de estoque’ ou ‘bota fora’, simplesmente deixam de pesquisar”, constata Claudia. De acordo com a coordenadora nem sempre o preço anunciado realmente está mais baixo que o praticado pelo mercado, por isso é importante pesquisar preços e condições de pagamento.
RECLAMAÇÃO – Outra dica importante diz respeito ao direito de reclamar, caso o produto adquirido apresente defeito. “A não ser que os produtos apresentam pequenas avarias, como nos produtos de mostruário, que justifiquem os descontos concedidos, e desde que o consumidor seja devidamente informado no momento da compra. Informação sobre pequenas avarias deve constar na nota fiscal”, afirma Claudia.
Em relação aos produtos comprados pela internet, por exemplo, o Código de Defesa do Consumidor assegura a possibilidade de arrependimento. O consumidor pode desistir da compra, sem ter que apresentar qualquer justificativa, no prazo de sete dias a contar do recebimento do produto.
É importante ainda que o consumidor verifique o estado do produto no momento da compra e da entrega, na presença do entregador, conferindo acessórios e manual de instruções em português. Caso verifique alguma irregularidade, o consumidor deve recusar o recebimento, fazendo a devolução na hora ao entregador da loja varejista.

Resultado do vestibular da UFPR sai nessa quarta-feira
Calouros serão recepcionados no Setor de Ciências Agrárias com o tradicional banho de lama
A partir das 14 horas dessa quarta-feira (4) será divulgado no site do Núcleo de Concursos  www.nc.ufpr.br, o resultado do Processo Seletivo 2011/2012 da Universidade Federal do Paraná.
Nesta tarde, os calouros serão recepcionados no Setor de Ciências Agrárias com o tradicional banho de lama, além de apresentações musicais e culturais. Os representantes de cada curso também receberão os novos alunos nas barraquinhas instaladas no local. O campus Agrárias está localizado na Rua dos Funcionários, 1540, no Bairro do Juvevê.
Com o maior número de candidatos inscritos desde 2004, mais de 50 mil, o vestibular deste ano conta com 96 opções de cursos de graduação, entre estes, um novo curso: o bacharelado em Expressão Gráfica, único no país. Das 5.087 vagas oferecidas pela UFPR,  outras 529 serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSu), do MEC, totalizando assim 5.616 vagas. Este ano, os 10 cursos mais concorridos são Medicina; Publicidade e Propaganda; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Direito diurno; Jornalismo; Direito noturno; Psicologia; Design Gráfico e Medicina Veterinária.
Cursos Técnicos – Na mesma data, a partir das 14 horas, será divulgado o resultado do Processo Seletivo do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR – cursos técnicos em Petróleo e Gás Integrado ao Ensino Médio e pós-médio em Agente Comunitário de Saúde.

Nenhum comentário: