São José apresenta experiência da Coaflep a visitantes
Cerca de 20 pessoas, entre produtores, vereadores, prefeitos, secretários e técnicos da Emater de cidades da região de sul do Paraná estiveram no dia 27 em São José da Boa vista e conheceram o trabalho da cooperativa; eles visitaram propriedades e trocaram experiências com produtores
Visitantes posam para foto em visita a São José da Vista |
Agência Criativa
Por Danilo Felipe
São José da Boa Vista – Depois de ver de perto o trabalho da Cooperativa Agropecuária Familiar do Leste Pioneiro (Coaflep), o prefeito de Mandirituba (PR), Antonio Maciel Machado, o Machadinho, ficou entusiasmado e já falava em levar a experiência para o município dele, onde está sendo implantado um projeto de usina de leite. “Estamos iniciando um projeto e vamos dar apoio aos produtores de Mandirituba para que tenham onde colocar o leite que produzem. A experiência da Coaflep é extraordinária e é um exemplo para todo os Estado”, afirmou Machadinho.
Ele foi uma das pessoas que vieram de municípios da região sul do Paraná no dia 27 de outubro para visitar produtores e conhecer as instalações e os trabalhos desenvolvidos pela Coaflep em São José da Boa Vista. No total, cerca de 20 pessoas, entre vereadores, agricultores, secretários de Agricultura, técnicos da Emater e prefeitos de Mandirituba, Quitandinha, Piên, Agudos do Sul e Fazendo Rio Grande estiveram presentes na visita. Eles foram acompanhados pelo prefeito Dilceu Bona, pelo vice Wagner Mattos Cardoso e vereadores.
Em setembro, Wagner esteve em Quitandinha, onde apresentou uma palestra a produtores e autoridades da região e falou sobre a experiência de sucesso da Coaflep. Na ocasião, uma visita foi agendada para que os interessados pudessem conhecer o município e a organização dos pequenos produtores que deu origem à cooperativa. Durante o dia todo, os visitantes conheceram a história da Coaflep, visitaram produtores em regiões rurais e conheceram a sede da cooperativa, onde é realizada a pasteurização do leite produzido pelos cooperados.
“Tudo o que foi falado vai servir de motivação. Nossa ideia é formar uma cooperativa regional, que é algo que ainda não existe”, comentou o secretário de Agricultura de Mandirituba, Marcos Antonio Dalla Costa. “O que eles fazem aqui é fantástico, porque controlar a qualidade do leite com gente que produz 10 litros por dia é incrível.” Hoje, a Coaflep conta com 420 cooperados, sendo que muitos deles produzem pequenas quantidades de leite, mas com alto padrão de qualidade. “O produtor é bem remunerado em razão desta organização”, explicou Wagner Mattos.
Troca de experiência
Durante a visita, todos puderam fazer perguntas e tirar dúvidas, além de realizarem trocas de experiência. Uma delas foi na propriedade do produtor Edson Mendes, do bairro Pescaria. Lá os visitantes conheceram a história do produtor que há oito anos resolveu se tornar um cooperado e investir em leite. “Comecei com muita dificuldade, minha intenção era chegar aos 200 litros por dia”, contou Mendes. Hoje ele tem 46 vacas e produz mil litros diariamente, além de frango e bicho-da-seda em uma propriedade de 6,5 alqueires, mas que se aproveitam apenas 3,5.
A palavra é cooperação
“No início do nosso trabalho aqui em São José, saímos bastante daqui, conhecemos outros locais, outras experiências. A vinda deles mostra que hoje estamos colhendo frutos, porque antes nós é que saíamos e hoje recebemos gente aqui para conhecer nosso trabalho”, analisou o vice-prefeito Wagner Mattos que, junto com o prefeito Dilceu Bona, foi um dos criadores e incentivadores da cooperativa. Segundo ele para um sistema de cooperativa dê certo, é necessários trabalho em equipe.
“A cooperativa só é forte por causa do bom trabalho dos produtores e a nossa preocupação com a qualidade. Fornecemos leite para um programa estadual [Leite das Crianças], a fiscalização é constante, por isso há uma grande responsabilidade na busca pela qualidade, desde a ordenha, no transporte até a embalagem”, comentou.
O prefeito Bona lembrou que a principal forma de se obter ter êxito é o trabalho em conjunto. “Nós não conseguimos este resultado de um dia para o outro, é um trabalho de 14 anos já, por isso, eles devem se organizar e serem parceiros porque unidos consegue-se muito mais benefícios do que sozinho. Embora seja difícil trabalhar em conjunto, acredito que esta seja a única maneira de proporcionar melhorias e conseguir recursos para o pequeno produtor”, disse o prefeito.
Dos 20 mil litros de leite produzidos diariamente pelos produtores da Coaflep, 3 mil são pasteurizados e fornecidos para merenda escolar em Sengés, Guapirama, Carlópolis, Jaguariaíva, Arapoti, Wenceslau Braz, Santana do Itararé, Salto do Itararé e São José da Boa vista. Atualmente, a cooperativa conta com 19 funcionários, entre os que trabalham na pasteurização, na loja de insumos, motoristas e administração. O objetivo maior da Coaflep atualmente é aumentar a produção no inverno e começar o processo de industrialização do produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário