CCJ aprova Programa Bombeiro Mirim indicado pelo deputado Pedro Lupion
Da Assessoria
Curitiba
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, nesta terça-feira (18), o Projeto de Lei, da autoria do deputado estadual Pedro Lupion (DEM), que prevê a criação do Programa Bombeiro Mirim nas diversas unidades do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Paraná.
De acordo com o Projeto, poderão participar do programa adolescentes e jovens, com idade mínima de 12 anos e máxima de 17 anos, preferencialmente, em situação de vulnerabilidade social.
A ideia é que o Programa seja desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros mediante a celebração de parcerias e convênios com as prefeituras interessadas, secretarias estaduais e municipais, organizações não governamentais e empresas.
Segundo o autor do projeto está entre os objetivos da proposta a possibilidade de maior integração entre a Corporação, a família e a comunidade, com a criação de circuitos alternativos de vivência e convivência, e também a realização de atividades cívicas, socioculturais, esportivas e recreativas, com orientação sobre o exercício da cidadania, noções de primeiros socorros, legislação de trânsito, prevenção de acidentes, doenças transmissíveis, ecologia e meio ambiente.
“Entendo que, ao oferecer uma ocupação sadia aos adolescentes e jovens, instruindo-os sobre valores essenciais, evita-se que fiquem nas ruas e caminhem para a marginalidade”, argumenta Lupion. “São inúmeros os registros positivos sobre essa iniciativa. Além disso, o principal objetivo do projeto social é o de preparar os participantes para o enfrentamento de situações de emergência no campo da segurança contra incêndio e pânico, disseminação de conhecimentos na área de preservação do meio ambiente, ensinando noções de saúde e de higiene, educação no trânsito, cidadania, civismo e atividades recreativas”, justifica o deputado Lupion.
"O Corpo de Bombeiros, devido à qualidade e à relevância de seu trabalho, é uma das instituições mais bem avaliadas do serviço público, além de ser um exemplo para muitos jovens. O projeto presta também uma homenagem a essa gloriosa corporação", enfatiza Lupion.
O projeto segue agora em tramitação normal para votação em sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário