Projeto “Cidade Limpa” visa sensibilizar comunidade
Lançamento ocorreu no dia 19 de outubro na sede do CRAS de São José da Boa Vista; o projeto é contínuo e todas as crianças das 4ª séries do município devem participar
Agência Criativa
Por Danilo Felipe
São José da Boa Vista – As secretarias de Educação e Cultura de São José da Boa Vista lançaram, no dia 19 de outubro, o projeto Cidade Limpa. Cerca de 80 crianças das 4ª séries das escolas municipais, inclusive do bairro rural da Mangueirinha, estiveram presentes no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município, além do prefeito Dilceu Bona, da primeira-dama e secretária de Assistência Social Liana Virgínia Bona, secretários municipais, vereadores e comunidade em geral.
Segundo a secretária de Cultura Katia Regina de Lima Barbosa, o objetivo do projeto é sensibilizar a comunidade, por meio das crianças, a terem hábitos que contribuam com a limpeza da cidade. “É uma ação conjunta entre várias secretárias, como Meio Ambiente, Obras, Educação, Saúde e Cultura que vai incentivar as crianças a agirem como fiscais. Os alunos serão eleitos ‘guardiões do meio ambiente’”, comentou Katia Barbosa, ressaltando que a ideia do projeto surgiu em reunião do secretariado com o prefeito.
Dentre as principais atividades previstas estão palestras de funcionários das secretarias de Saúde e Meio Ambiente, concursos de redação e desenho nas escolas, passeatas nas ruas, conversas com a comunidade e um teatro feito pelas crianças e professores participantes do projeto. “O foco da peça é o público adulto. A ideia é que as crianças sejam multiplicadoras dos bons hábitos em casa e na comunidade”, disse Kátia. Já o concurso de desenho deve eleger o slogan e o mascote do projeto.
O projeto, segundo a secretária de Educação Márcia Rolim Bento Bandeira, é contínuo, ou seja, será iniciado todos os anos com os alunos que entrarem na 4ª série das escolas municipais Padre Nicolau Menta de Carvalho, Francisco Abílio Lopes e José de Alencar, esta última no bairro rural Mangueirinha. “A ideia é que as crianças orientem os adultos, porque mudando pequenos hábitos já é um bom começo e os alunos vão crescer mais conscientes. É um projeto de longo prazo em que os resultados vão aparecer de verdade daqui a alguns anos”, analisou Márcia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário