Curso de detergente caseiro
é oportunidade de renda
CRAS de Jaboti realiza curso para beneficiários do Bolsa Família e 3ª idade, e possibilita a oportunidade de geração de renda para famílias do município
Agência Criativa
Por Danilo Felipe
O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Jaboti realizou no mês passado um curso de fabricação de detergente caseiro para beneficiárias do Programa Bolsa Família e para o Grupo da 3ª Idade do município. No total, 40 pessoas participaram do curso, que durou um dia inteiro. Os participantes foram divididos em dois grupos de 20, um em cada dia.
Segundo a presidente do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) de Jaboti, Lenice de Fátima Almeida, o curso é uma oportunidade de geração de renda para os participantes. “A partir desta atividade eles podem começar a colocar em prática o que aprenderam e ganhar dinheiro com isso, aumentando a renda da família”, observou a presidente.
Produção de leite pode mudar perfil econômico do Norte Pioneiro
Professor de Minas Gerais vai implantar técnica revolucionária no Paraná e detalha os passos em reunião na agência paranaense do BRDE
O Norte Pioneiro será o berço no Paraná de um projeto inovador e que ajudará os municípios da região a reverter o atraso econômico e o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Trazido ao Estado pelo deputado federal e pecuarista Abelardo Lupion, o doutor em agronomia e professor da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, Luís César Dias Drumond, desenvolveu uma técnica inovadora de plantio e irrigação de pastagem que proporciona maior lucratividade na criação de bovinos em áreas de pequeno e médio porte.
Lupion e Drumond foram recebidos na segunda-feira, dia 3 de outubro, na agência paranaense do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), em Curitiba, pelo diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Nivaldo Assis Pagliari, e pelo gerente de Operações, Paulo Cezar Starke Junior, e apresentaram as linhas gerais do novo conceito de negócio rural que será implantado no Paraná, que já conta com o aval da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB) e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER).
De acordo com os estudos do professor, a nova técnica permitirá que proprietários de sítios de até três hectares criem trinta vacas leiteiras e obtenham uma renda de R$ 3 mil por mês com a venda do produto.
A partir do encontro ficou acertado que a equipe do BRDE irá estudar modelagens financeiras para atender os produtores rurais do Norte Pioneiro que desejarem aderir ao movimento inovador concebido por Drumond e já em fase de implantação numa fazenda de Abelardo Lupion, que irá abrir as porteiras de sua área para os pecuaristas que quiserem conhecer melhor o projeto. A área será transformada em modelo para a região.
O diretor do BRDE apontou que bons projetos de impacto econômico e social devem ser abraçados pela instituição financeira. “Essa é a função do BRDE, fomentar o desenvolvimento e funcionar como um braço do Estado no auxílio de sua população”, disse Nivaldo Assis Pagliari.
Nenhum comentário:
Postar um comentário