Ortigara debaterá emendas parlamentares com Bloco Agropecuário
Curitiba - Com a intenção de discutir a cadeia produtiva do leite, o presidente do Bloco Agropecuário e vice-presidente da Comissão da Agricultura da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Pedro Lupion (DEM), reuniu-se nesta quinta-feira (dia 20) com o Secretário Estadual da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), Norberto Ortigara.
O encontro foi oportuno para Pedro Lupion destacar a importância de reunir os trinta deputados estaduais, que integram o Bloco Agropecuário, com o secretário Ortigara, antes do dia 11 de novembro, prazo limite para apresentação das emendas parlamentares ao Orçamento do Estado.
De acordo com Pedro Lupion, a idéia é realizar uma reunião para formatar uma emenda coletiva buscando contemplar um setor macro da agropecuária paranaense, beneficiando assim o máximo de municípios. Ele citou como exemplo o apoio ao programa de modernização de pecuária leiteira em pequenas propriedades, com incentivo à gestão na propriedade, com foco em melhoramento genético, fortalecimento nutricional do rebanho e qualidade do leite. Ortigara reconheceu a necessidade do encontro e agendou a reunião com os deputados do Bloco para próxima semana.
Outra questão colocada por Pedro Lupion foi a necessidade de trocar informações para a apresentação de emendas individuais dos deputados, permitindo que cada parlamentar possa empenhar recursos nas áreas sugeridas pela própria SEAB, dentro das necessidades orçamentárias adicionais para 2012: sericicultura, cafeicultura, agroindústria e turismo, crédito fundiário, ovino caprino, bovinocultura de leite, fruticultura, cultivos florestais, olericultura, apoio às pequenas usinas de beneficiamento de leite e cultivo de tabaco.
A preocupação do presidente do Bloco Agropecuário é aumentar as possibilidades de empenho de recursos, através das emendas individuais. “Cada deputado pode apresentar até duas emendas que devem ter o apoio, mínimo, de seis deputados. O governo estadual só quer liberar emendas para compra do calcário, queremos levar outros benefícios aos produtores rurais e aos municípios”, concluiu Pedro Lupion.
Nenhum comentário:
Postar um comentário