quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Aids



CASOS DE AIDS E FALTA DE PREVENÇÃO PREOCUPAM EM SIQUEIRA CAMPOS

De Siqueira Campos
Da Assessoria
O Departamento Municipal de Saúde está preocupado com o índice dos casos de AIDS no Município. De acordo com a chefe da Divisão de Epidemiologia da Prefeitura de Siqueira Campos Tânia Carvalho o numero de casos cresceu ao longo dos últimos anos. A doença tem atingido pessoas de todas as faixas etárias e a maioria dos casos de transmissão é por via sexual. “Estudos recentes mostram uma redução no uso da camisinha entre os jovens, apesar de a grande maioria da população ter conhecimento de que o uso do preservativo é a melhor forma de se proteger contra as doenças sexualmente transmissíveis”, declarou técnica Tânia Carvalho.
Segundo o Ministério da Saúde, 11% dos casos notificados no Brasil são de jovens entre 13 e 14 anos. Siqueira Campos ainda não registrou casos de bebê que tenha nascido com a doença. “Hoje há exames do HIV durante a gravidez. E em caso de necessidade a mãe toma medicação, recebe medicamentos durante o parto e o bebê também é medicado após o nascimento”, garantiu.  O Departamento de Saúde faz o teste rápido da doença, mas no dia de luta contra a doença, não havia materiais. “O Ministério da Saúde atrasou a remessa dos materiais. Mas na próxima semana deverá estar a disposição dos interessados”, disse Tânia. A responsável pela Epidemiologia não informou quantos casos de pessoas com a doença há no município, mas garantiu que é superior a vinte e inferior a cinqüenta.

 PROJETO PULANDO CORDA ENVOLVE 400 CRIANÇAS NO CRAI

Cerca de 400 crianças da rede municipal e particular de ensino do Jardim III e 1º ano – Ensino Fundamental de 9 anos, participam nesta sexta feira do projeto Pulando Corda. O evento acontece no Clube de Campo Arco-íris com presença de professores e diretores. O projeto é realizado desde 2005 e acontece no final de cada ano. Entre os objetivos está o desenvolvimento de raciocínio, atenção, percepção e memórias. Segundo a coordenadora do projeto Lígia Regina Lemes de Sene Vilas Boas,  as crianças são estimuladas no dia-a-dia da escola e quando chega esta época colocam em prática o que aprendeu. “ Elas recebem troféus, medalhas, presentes e acontece a integração com as crianças de outras escolas”, informou.
As escolas da rede municipal desenvolvem projetos de visitas e participação em eventos, permitindo assim, que as crianças saiam do cotidiano da escola. “ É um dia inesquecível para elas, professores, pais e até amigos se envolvem nas brincadeiras”.

Nenhum comentário: