segunda-feira, 9 de julho de 2012

GRIPE A


Quatro casos de gripe A são confirmados em Siqueira Campos

De Siqueira Campos
Betty Gois
O Departamento de Saúde de Siqueira Campos confirmou até ontem (09), quatro casos da gripe A - H1N1 no município. Nos laboratórios particulares ainda não foi possível precisar quantos casos foram confirmados. Os casos confirmados foram realizados pelo Lacen - Laboratório Central do Estado do Paraná. Outros três casos de suspeita foram coletados e encaminhados à Regional de Saúde onde passa por seleção e em seguida são enviados ao Lacen, mas ainda estão aguardando resposta. O prazo para o resultado dos exames que era de 72 horas, está sem prazo definido devida a demanda dos últimos dias.
Além da rede do SUS - Sistema Único de Saúde, os laboratórios particulares estão realizando testes que detectam o vírus H1N1, o teste é rápido e feito no laboratório de análises clínicas como se fosse o teste do vírus HIV. Os resultados dos laboratórios particulares não são contabilizados pelo Ministério de Saúde, mas servem de base para começar o tratamento imediato com o medicamento Tamiflu. Somente os casos graves e as internações são enviadas para o Lacen de acordo com protocolo do Ministério de Saúde.
A diretora do departamento de Saúde Letícia Bordignon dos Santos falou que não é preciso alarme, pois ainda não trata-se de surto. Mas a diretora orientou que a população mantenha as medidas de prevenção, falou que aos primeiros sintomas as pessoas devem procuram o médico imediatamente, pois em tempo hábil a medicação é 100% eficaz. "a pessoa que estiver com sintomas da gripe, febre alta, tosse, dores no corpo não devem ficar em casa, devem procurar uma unidade de saúde e passar pelo médico, pois o tratamento é totalmente eficaz desde que tratada no início dos sintomas", disse Letícia.
Principais sintomas da Gripe A
febre repentina;
tosse;
dor de garganta;
dor de cabeça;
dores musculares;
dores nas articulações;
dores nas costas;
falta de ar, cansaço;
calafrio;
Medidas de prevenção:
Lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão;
Evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies;
Não compartilhar objetos de uso pessoal;
Cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar;
Manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertas;

Nenhum comentário: