quarta-feira, 19 de junho de 2013

Coluna Mister X 19/06/2013


Tragédia
Um acidente brutal tirou a vida de uma professora aposentada de Joaquim Távora. Por volta das 16:40 da tarde de ontem, terça-feira (18), Eunice Camargo da Silva, entrou debaixo de um caminhão que vinha sentido Joaquim Távora a Santo Antonio da Platina, o Fox que a professora dirigia ficou praticamente debaixo do caminhão. A professora morreu na hora da batida.

Reunião da câmara
Hoje tem reunião dos vereadores de Siqueira Campos, a promessa é que a sessão de hoje (19) seja longa e com muitas discussões, já que as matérias, ou seja, os projetos são acúmulos de duas sessões, na semana passada os vereadores tiveram uma sessão mais curta e optaram por fazer uma extraordinária que deveria ter acontecido na segunda-feira (17), mas foi cancelada em respeito ao falecimento da mãe de um vereador. A coluna vai acompanhar a sessão e trazer os detalhes na quinta-feira.

Conversando
Na última segunda-feira (17), o prefeito de Siqueira Campos, o Fabiano Lopes Bueno, Bí do PSB, a  convite de um dos diretores da Pro Tork, acredito que seja o Marlon Bonilha, esteve na sede da empresa para uma conversa. Os motivos e os assuntos tratados a coluna não ficou sabendo ainda, mas o encontro é uma novidade, pois é o primeiro depois das eleições onde foram adversários. Uma coisa é certa, o bom senso está sendo usado e acredito por ambas as partes, a prefeitura precisa da grande empresa que gera os empregos e a grande empresa precisa conviver em harmonia com a prefeitura. Todos sabem que a política passou e a vida continua, então parabéns aos empresários e ao prefeito, o caminho é o diálogo.

Fábrica de denúncias
Se fosse só atirar as pedras era fácil, mas muitas vezes as pedras ficam pesadas e cada vez mais difíceis de atirar. Diariamente a redação do CN recebe denúncias de políticos que sempre estão nos holofotes criticando ou culpando alguém pelas coisas erradas sem dar as soluções.  Resumindo, o que tem de gente que quer aparecer todo certinho e está todo enrolado não está escrito.

Parabéns
O deputado estadual Pedro Lupion (DEM) está mostrando o porque é tão popular e procurado pelos prefeitos da sua base. Ele acabou de viabilizar junto ao governo a liberação de mais de 3,5 milhões de reais para os municípios. Onze, das vinte prefeituras municipais atendidas pelo deputado estadual Pedro Lupion (Democratas) assinaram, na noite de segunda-feira (17), o Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM).

Comissão de Direitos Humanos aprova projeto sobre “cura gay”
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara aprovou há pouco, por votação simbólica, o projeto de decreto legislativo que autoriza o tratamento psicológico para alterar a orientação sexual de homossexuais, chamado de “cura gay”. A matéria segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça. Contrário ao projeto, o deputado Simplício Araújo (PPS-MA) tentou obstruir a votação, sem sucesso. “Vocês [deputados evangélicos] não vão entregar para a comunidade evangélica o que estão prometendo, porque não há tratamento para o que não é doença. Quem dera que o Conselho Federal de Psicologia pudesse curar a cara de pau e todos os distúrbios da classe política deste país”, disse. Para ele, a votação da proposta tem caráter “eleitoreiro”.

 
Morador de rua detido em confronto é liberado após vaquinha para pagar fiança
Um morador de rua detido durante o confronto entre policiais e manifestantes em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) no dia 17, foi liberado após o pagamento da fiança de R$ 700. Os advogados que se ofereceram para a defender os detidos organizaram uma “vaquinha” e até pediram dinheiro a pessoas que passavam na rua para completar o valor. “Eu estava saindo de onde eu moro, na Praça XV, e vi a polícia botando o pessoal para correr, e eu me assustei também. Quando eles me viram correndo, deram um tiro, eu me abaixei. Aí eles me algemaram e me trouxeram para cá”, disse Nilton dos Santos, 23 anos, que vai responder por formação de quadrilha.


Governo abre crédito
Os micros, pequenos e médios empresários paranaenses que atuam nos setores de comércio e serviços terão a partir de agora uma nova opção de crédito. A Fomento Paraná, instituição do Governo do Estado, firmou um acordo em cooperação técnica com a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) para garantir acesso dos associados da federação às linhas de crédito do Banco do Empreendedor. O termo foi assinado pelo governador Beto Richa, o presidente da Fecomercio, Darci Piana, e o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, nesta segunda-feira (17), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. “Estamos democratizando o acesso ao crédito a este setor que tanto contribui para o crescimento econômico do nosso Estado”, afirmou o governador.

Oficinas de segurança alimentar no interior
A Secretária do Trabalho, Emprego e Economia Solidária promove nesta quarta (19) e quinta-feira (20) a 1ª etapa das Oficinas Regionais de Formação em Segurança Alimentar e Nutricional no interior do Estado. O objetivo dos encontros é qualificar as lideranças e gestores da administração pública municipal sobre a política de segurança alimentar e nutricional para construírem as instâncias do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) no Estado.

Capacitação para elaborar os  PPAs
O Governo do Paraná, pelas Secretarias da Administração e da Previdência – Escola de Governo do Paraná, do Planejamento e Coordenação Geral e do Desenvolvimento Urbano, capacita técnicos das prefeituras para a elaboração e implementação dos Planos Plurianuais Municipais (PPA Municipal), relativos ao período de 2014 a 2017. A ação integra as diretrizes do governador Beto Richa, em apoiar e auxiliar todos os municípios a melhor atender os paranaenses. Os cursos têm duração de dois dias e terão oito turmas em Curitiba, uma em Cascavel e outra em Londrina. A primeira recebeu treinamento no Auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, em Curitiba, na semana passada e a última será em Londrina, em 10 e 11 de julho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.desenvolvimento.pr.gov.br.

Nenhum comentário: