segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Chuvas


Londrina entra em estado de emergência por causa das chuvas
Conforme o Corpo de Bombeiros, os estragos causados pela chuva em Londrina inclui uma morte e 61 desabrigados
Do Bem Paraná, com G1
Os temporais que atingiram Londrina na última semana fizeram com que o prefeito Barbosa Neto (PDT) decretasse estado de emergência nesta segunda-feira (17). A medida visa tornar mais ágil os trabalhos em áreas que foram danificadas pelas chuvas e o repasse de verbas por parte do Estado e da União. Entre os dias 12 e 15 de outubro, o volume de chuvas que caiu na cidade foi maior do que a média histórica prevista para o mês inteiro, que é de 140 milímetros.
O universitário Luiz Henrique Caetano, de 26 anos, morreu por conta da chuva. Depois de cair de sua bicicleta e ser arrastado para dentro do córrego Bom Retiro, na Vila Portuguesa, o corpo do jovem foi encontrado somente no domingo, no Ribeirão Quati, próximo à Rodovia Carlos João Strass, na Vila Yara.
No sábado, uma caminhonete F250 caiu em um ribeirão na Avenida das Maritacas, zona norte, e foi localizada na manhã de domingo por moradores do bairro. O condutor não foi localizado e, de acordo com o Corpo de Bombeiros, ninguém registrou o desaparecimento do motorista ou do veículo. A Polícia Civil acredita que o condutor tenha fugido, já que a caminhonete possui placas clonadas.
Também no sábado, o Lago Igapó transbordou, deixando muitos carros embaixo d’água. O Centro Cultural Kaigang, que fica na Avenida 10 de Dezembro, zona sul, ficou inundado e 61 índios foram levados para o Ginásio de Esportes Moringão.
O Aeroporto Governador José Richa, que estava fechado desde a quinta-feira, voltou a operar normalmente apenas na tarde de domingo.
Um prédio do Residencial Lindoia, na zona leste de Londrina, foi interditado pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil por conta do risco de desabamento. A sequência de dias chuvosos fez com que a estrutura do edifício apresentasse rachaduras e trincas nas paredes, escadas e no terreno do entorno. Dezesseis famílias que moravam no prédio, localizado na Rua João Stringheta, evacuaram o local no domingo.
Conforme o Corpo de Bombeiros, os estragos causados pela chuva em Londrina inclui uma morte, 61 desabrigados, 14 casas danificadas, 42 alagamentos, duas quedas de árvores e uma de ponte, além de dois princípios de incêndio.

Mãe é presa suspeita de jogar 
bebê no chão após briga
Incidente aconteceu por volta das 22h deste domingo (16).

Do Bem Paraná, com G1
Uma mulher foi presa na noite deste domingo (16) em Jacareí, no interior de São Paulo, suspeita de jogar o filho de 2 meses no chão. Segundo a polícia, ela confessou que jogou a criança ao ficar nervosa durante uma briga com o marido.
A briga aconteceu por volta das 22h. O homem foi até a delegacia da cidade e prestou a queixa. A mulher foi levada para a cadeia feminina de Santa Branca, cidade vizinha. Ela pode ser solta se pagar uma fiança de R$ 1.000.
A criança foi levada para o hospital, onde foi submetida a exames. De acordo com a polícia, o estado de saúde dela é considerado bom. O Conselho Tutelar da cidade foi acionado.
O caso será investigado pela Delegacia da Mulher de Jacareí.

TV e-Paraná divulga nota de esclarecimento

“A e-Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná, tem compromisso com o jornalismo imparcial. A emissora esclarece que em nenhum momento houve qualquer orientação superior para que o discurso da Presidente da República, Dilma Rousseff, não fosse transmitido na íntegra, na cobertura da solenidade de lançamento do metrô de Curitiba, no último dia 13.
· A decisão de utilizar parte do discurso na TV foi eminentemente técnica, em função do tempo disponível na grade de programação. O discurso foi transmitido integralmente nas duas emissoras da Rádio Educativa: a FM 97.1 e a AM 630.
· Esclarecemos também que durante o evento foram constatadas falhas técnicas, que prejudicaram a qualidade da transmissão na TV.
· Nosso objetivo é colocar a e-Paraná entre as melhores emissoras de TV públicas do Brasil. Essa meta vem sendo perseguida exaustivamente desde janeiro deste ano por toda a equipe da emissora, que busca sempre se pautar pela ética e pela correção.
· A e-Paraná se compromete a seguir, em toda a sua estrutura, a missão que lhe foi estabelecida: dar transparência aos atos de todas as esferas de governo, reforçar na população do Paraná o sentimento de orgulho de ser paranaense e valorizar o produto cultural de qualidade.
· Por fim, a e-Paraná reforça mais uma vez o seu compromisso com o bom jornalismo, com a informação imparcial, democrática e de qualidade.”

Dilema tucano

O PSDB nacional, mesmo que contra a vontade, até aceitou o PSDB não ter candidato próprio a prefeito de Curitiba, mas da vice não abre mão. Agora serão dois problemas: acalmar os ânimos dos aliados, como DEM e PSD, e encontrar um nome tucano para a empreitada. O novo cotado para a missão é o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, que tem a confiança tucana e do governador Beto Richa, embora a densidade eleitora de Ghignone preocupe. Os outros nomes cotados para ser vice são o presidente da Assembleia, Valdir Rossoni, o deputado federal Fernando Francischini e o deputado estadual Mauro Moraes.

Nenhum comentário: