Crânios em freezers e sangue contaminado são partes da investigação do SUS
Do Portal Banda B
Após 180 dias de investigações foi entregue ontem (17), à Mesa Executiva da Assembleia Legislativa, o relatório da CPI dos Leitos do SUS no Paraná. O documento deve ser votado nos próximos dias pelos deputados, mas nesta segunda ele será entregue também para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Entre os problemas apresentados constam desde crânios encontrados em freezers em Cascavel, até sangue sem controle sanitário em diversas regiões, entre elas Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Maringá.
“Além de problemas técnicos, encontramos diversas irregularidades”, disse o relator da CPI, Marcelo Rangel (PPS).
Entre as medidas sugeridas pela CPI está uma maior transparência no processo de internação. “Sugerimos colocar em local visível o número de leitos à disposição em cada um dos hospitais. Outra medida seria ter um médico responsável pelo acompanhamento de pacientes, além de UTIs de alta complexidade”, disse o presidente da CPI, deputado Paranhos (PSC).
A falta de humanização dos serviços também foi alvo da comissão. “Falta qualificação para alguns servidores, mas também muitos gestores agem mal, não há critérios para a disponibilização do dinheiro, além de problemas de terceirização, onde há acúmulos de ganhos”, disse Rangel.
Vereadores podem aprovar bares para fumantes
Do Blog da Joice
Um projeto de lei que pretende liberar a criação de bares para fumantes está em tramitação na Câmara de Vereadores de Curitiba. A proposta é de autoria do vereador professor Galdino (PSDB) e tem o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrabar). A ideia é que esses estabelecimentos funcionem como as tabacarias, onde a degustação de charutos, cachimbos e cigarros é permitida. De acordo com o vereador Galdino, autor da proposta, o objetivo é garantir o respeito ao direito de escolha das pessoas que fumam.
Ele defende que a melhor forma de combater o tabagismo não é através da proibição, mas da conscientização e educação das pessoas para o não consumo dessas substâncias. De acordo com o projeto, 30% dos estabelecimentos seriam dedicados ao uso exclusivo de fumantes. Os bares seriam uma opção à Lei Antifumo, em vigor na cidade desde novembro de 2009. A medida proíbe o consumo de qualquer derivado de tabaco em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados. Recentemente, a discussão sobre a liberação de espaços para fumantes ganhou espaço na mídia nacional. O deputado federal Renato Molling (PP-RS) pretende propor no Congresso uma emenda à Medida Provisória 540/11, que aumenta o imposto sobre o cigarro. Caso o Brasil aprove a lei, também vai descumprir a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde, que, entre outras medidas, determina que o país erradique o fumo em locais fechados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário