sábado, 12 de novembro de 2011

Acessos irregulares


Engenheiro isenta DER de responsabilidade sobre acessos às áreas industriais



Engenheiro do DER entregando os estudos dos acessos irregulares

De Siqueira Campos
Lucas Aleixo

A novela sobre o caos que se instala na PR-092 nos finais de expediente das indústrias de Siqueira Campos ganhou mais um capítulo na manhã da última quinta-feira (10). O engenheiro Hugo Possetti Filho, gerente de obras e serviços do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), afirmou categoricamente que a responsabilidade sobre os acessos às empresas das áreas industriais é de única responsabilidade das próprias indústrias.
Possetti veio a Siqueira Campos após um ofício do vereador Cezão (DEM) encaminhado ao DER pedindo melhorias que garantissem mais segurança à rodovia, como a instalação de lombadas ou a construção de uma rotatória. Vale lembrar que o CN liderou, há alguns meses, uma campanha cobrando das autoridades mais segurança no perímetro urbano de Siqueira Campos justamente pelo tráfego pesado todo final de tarde, o que já acarretou graves acidentes.
Com relação à construção de uma rotatória, Possetti aconselhou Cezão para que o pedido seja feito em Curitiba, diretamente com o Governo Estadual. Já com relação aos acessos, o engenheiro do DER teceu críticas às empresas e sugeriu que os acessos sejam feitos pelo trevo da PR-272, que liga Siqueira Campos a Tomazina e pelo Posto Pioneiro. "Do lado direito da pista é preciso fazer uma avenida marginal ligando a empresa ao Posto Pioneiro, para que os veículos entrem na estrada por ali", explica. "Já do lado esquerdo da pista os acessos tem que ser pelo trevo de Tomazina para dali os veículos entrarem na avenida marginal e irem pras suas indústrias".
Para Possetti, essas medidas dariam mais segurança ao trecho entre a Pro Tork e o posto da Polícia Rodoviária Estadual - o ponto com o tráfego mais intenso. No entanto, a velocidade dos veículos não seria reduzida e o trânsito continuaria pesado nos finais da tarde.
Acessos irregulares
De acordo Possetti, excluindo o Posto Pioneiro, todos os outros acessos das empresas à PR-092 em Siqueira Campos são irregulares. "Nenhuma dessas empresas consultou o DER para fazer os acessos, estão todos irregulares. Já conversei umas 10 vezes com os responsáveis, mas não adiantou nada, a partir agora seremos obrigados a notificar as empresas e, se for o caso, interditar os acessos", ameaça.
O engenheiro ainda cita uma possível responsabilidade das indústrias por eventuais acidentes. "Se acontecer um acidente e ficar provado que um desses acessos foi o responsável, a empresa dona do terreno poderá responder criminalmente por isso", adverte.

Nenhum comentário: