quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Coluna Mister x do dia 27 de novembro



Deus é amor e justiça!
Recesso administrativo
Esta é a última semana que a prefeitura de Siqueira Campos fica com as portas abertas este ano de 2014. Mas os serviços essenciais e alguns departamentos estratégicos vão funcionar até o dia 19 de dezembro. Lembrando que o 13º salário dos servidores está garantido e isso significa mais dinheiro no comércio.

Não fecha
Já a Câmara de Vereadores vai manter o expediente normal, os servidores vão está lá firme e forte, mas os vereadores estarão em recesso parlamentar, só farão reuniões em casa de emergência através das reuniões extraordinária.

Eleição da presidência da Câmara
A Câmara de vereadores deve eleger o próximo presidente da câmara para comandar os trabalhos até 2016, ao que tudo indica o vereador Rodrigo Bola, pode ser o consenso, ou seja, ser o presidente sem uma disputa interna. Rodrigo disse que vem se aperfeiçoando e está preparado para o cargo, inclusive está fazendo pós-graduação em Gestão Pública.

Portal da Transparência
O Portal da Transparência do Governo do Paraná, implantado pelo governador Beto Richa, registrou em dois anos mais de 2 milhões de acessos, o que dá uma média 2.624 visitas ao dia. O número de acessos consolida o endereço www.portaldatransparencia.pr.gov.br como uma importante ferramenta de comunicação entre o Estado e os cidadãos paranaenses. Isso demonstra os paranaenses interessados em todas as atividades do governo do estado.

Patrimônio da humanidade
Após votação durante a 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, em Paris, a roda de capoeira ganhou oficialmente o título. A presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, presente na sessão do comitê, explicou que as políticas de patrimônio imaterial não existem apenas para conferir títulos, mas para que os governos assumam compromissos de preservação de seus bens culturais, materiais e imateriais.

Contra o racismo
O governo federal lançou na última terça-feira (25) a primeira campanha publicitária que busca envolver usuários do SUS e profissionais de saúde no enfrentamento ao racismo institucional. Com o slogan "Racismo faz mal à saúde. Denuncie!", a iniciativa visa a conscientizar a população de que a discriminação racial também se manifesta na saúde.·.
Exploração infantil    
Os locais considerados vulneráveis à exploração sexual infantil em trechos de rodovias federais no Paraná subiu neste ano. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Estado passou de 111 pontos em 2011/2012 para 179 em 2013/2014, uma alta de 61,2% no período.

No novo estudo
O Paraná saltou da sexta posição no ranking nacional para a terceira posição, atrás apenas de Bahia (216 pontos) e Minas Gerais (313). Aqui, foram detectados 31 pontos críticos de exploração.

Serviços pela internet
Novos serviços do Departamento de Trânsito do Paraná pela internet já estão disponíveis para a população paranaense a partir da última terça-feira (25), com o lançamento da nova fase do sistema DETRAN Fácil, que desde 2011 oferece serviços online de habilitação e veículos. Agora, estão disponíveis serviços online que antes só podiam ser feitos de forma presencial por exigirem comprovação de identidade. Entre estes procedimentos estão alteração de endereço, recursos de multas estaduais, recurso de suspensão e cassação de Carteira Nacional de Habilitação e agendamento de curso de reciclagem.

Novos ministros
Os novos ministros da Fazenda e do Planejamento serão anunciados oficialmente hoje (27) pela presidenta Dilma Rousseff. No entanto, não há previsão da data da posse dos dois novos titulares da equipe econômica, que substituirão Guido Mantega e Miriam Belchior, respectivamente. A informação é do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Thomas Traumann, que não adiantou os nomes que serão anunciados amanhã. Os dois novos integrantes do governo vão trabalhar no Palácio do Palácio com uma equipe que fará a transição entre a atual gestão e a próxima.
Os novos ministros deverão conceder entrevista coletiva amanhã, após o anúncio formal.



Nenhum comentário: